Por 48 votos de diferença, servidores e acadêmicos do Instituto Federal do Acre decidiram, na última quinta-feira (26), que a reitora Rosana Cavalcante permanece no cargo. A eleição, que aconteceu durante todo o dia, encerrou-se às 21 horas. A apuração seguiu até 1 hora da madurada de quinta para sexta-feira (27)
Natural de Rio Branco (AC), Rosana Cavalcante dos Santos iniciou sua vida profissional como aluna do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Acre (Ufac), em 1991. Em 1996, Rosana teve a oportunidade de continuar seus estudos em São Paulo (SP), onde realizou a Especialização em Engenharia Ambiental e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), em 1997. No período de 1998 a 2000, realizou o Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e no período de 2000 a 2003, cursou Doutorado em Agronomia também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Além de atuar na área de formação, a reitora do Instituto Federal do Acre é Perita Ambiental, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (Crea –RN).
Já com relação ao diretor-geral do Campus, Wemerson Fittipaldy levou a vantagem. Através das redes sociais, o pedagogo falou sobre seu plano de trabalho.
“Juntos, construiremos o Instituto que tanto sonhamos, com referência em nosso estado, com oferta de educação de qualidade. Quero contribuir com esse projeto estando a frente do campus Rio Branco e permitindo aos amigos do campus Baixada do Sol autonomia administrativa e pedagógica, a começar por poder escolher seus diretores e a construir seu projeto coletivo sem interferência externa”.
Fittipaldy é pedagogo já teve a oportunidade de colaborar na direção-geral do Campus Xapuri. Sua filha, Andressa Fittipaldy, usou seu perfil em redes sociais para agradecer os votos.
“Gostaria de agradecer muito a Deus e a todas as pessoas que votaram no meu pai Wemerson Fittipaldy Oliveira. Ontem vencemos! Graças aos votos dos estudantes, técnicos e professores, meu pai agora é o Novo Diretor do IFAC do Campus de Rio Branco. E eu tenho certeza que fará um ótimo trabalho, pois é determinado e caprichoso. Lembro quando eu era pequena, quando ele foi diretor da Escola Nair Sombra, que fica em Capixaba. E ele tirava do bolso dele para investir na escola, eu dizia: pai me dá dinheiro. Ele dizia: minha filha, eu estou sem dinheiro! Aí eu ficava me perguntando, como ele estava sem dinheiro sendo Diretor de escola, e quando ele era um professor, ele tinha dinheiro? A questão é que o investimento na escola tirava até o nosso, pois ele trata o seu trabalho como a sua vida! É um exemplo! Obrigada mesmo! E parabéns meu pai!”.


