19 de abril de 2024

Escolha de miss e mister beleza negra e danças afro marcam o Dia da Consciência Negra

negraascom3

Programação teve escolha de miss e mister beleza negra/Foto: Ascom PMRB

Neste 20 de novembro, que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, uma homenagem à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, a prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Adjunta de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seadpir), realizou uma grande programação com direito a desfile de beleza negra e apresentação de músicas e danças afros.

As comemorações do Dia da Consciência Negra, que são parte do Festival de Artes Negras (Fanegras), aconteceram no Novo Mercado Velho, onde está sendo realizada uma feira de economia solidária, sob a responsabilidade da Coordenadora do Trabalho e Economia Solidária (Comtes) e que tem exposição de artesanato e culinária voltadas a cultura afro.

As homenagens pela passagem da data iniciaram com um show dos grupos musicais Mocambo Hip-Hop (de Rio Branco) e Agressão Verbal (de Porto Velho). Depois, uma apresentação de dança, música e cultura africanas que contou a com participação especial de imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos. Fechando a programação, um desfile de modelos para a escolha de miss e mister beleza negra.

Essas atividades contaram com a presença do prefeito Marcus Alexandre, que destacou o grande esforço da prefeitura e de todos os parceiros no sentido de promover as políticas de igualdade racial.

“Precisamos nos libertar do racismo, combater o preconceito e promover a igualdade racial. Mas, para que possamos materializar e concretizar os nossos sonhos, é preciso ter atitude, realizar ações concretas e é isso o que estamos fazendo nesse momento com a colaboração de todos”, afirmou o prefeito.

Em Rio Branco, as atividades em torno do Mês da Consciência Negra iniciaram na última quarta-feira, dia 18, com uma marcha de mulheres negras, e se estenderão até o dia 29, quando acontecerá um show com a cantora e ativista do movimento negro Leci Brandão.

Dentro da programação do Mês da Consciência Negra, que a Seadpir realiza em parceria com o Departamento de Promoção de Igualdade Racial, ligado à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, acontecerá ainda um ato ecumênico no espaço do Novo Mercado Velho e uma missa afro na Catedral Nossa Senhora de Nazaré.

A secretária adjunta de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seadpir), destaca a importância dessas atividades na medida em que permitem dar uma maior visibilidade não apenas às políticas de combate ao racismo e ao preconceito, mas ao próprio negro dentro da sociedade.

“Todos esses eventos realizados dentro do mês da Consciência Negra, em parceria com o governo do Estado, através do Departamento de Promoção de Igualdade Racial, ajudam a dar visibilidade ao movimento e a criar políticas públicas de combate ao racismo e ao preconceito”, explicou a secretária Elza Lopes.(Ascom PMRB)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost