18 de abril de 2024

Novembro Azul incentiva saúde do homem; “Me previno para viver mais”, diz aposentado

Campanha oferece vários atendimentos aos homens/Foto: Ascom PMRB

Campanha oferece vários atendimentos aos homens/Foto: Ascom PMRB

Oferta de Teste Rápido para o diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Rodas de conversa sobre a promoção da saúde do Homem; Atendimento médico e de enfermagem; Aferição da Pressão Arterial; Aferição da Glicemia Capilar; Atendimento odontológico; Atualização da carteira de vacina; e retirada do cartão SUS são serviços oferecidos pela secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – SEMSA para os homens neste Novembro Azul 2015. O mês dedicado à saúde do homem foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 3, na Unidade de Saúde Máximo Diogo Magalhães, no Jequitibá, quando foram oferecidas consultas médicas para os homens, com exames de próstata até às 22 horas. A URAP Rosângela Pimentel, no Calafate, foi outra unidade de saúde que também funcionou em período estendido até às 22 horas.

Nesta sexta-feira, 6, na Unidade de Saúde da Família 15 I, localizado na Travessa Flaviano Melo, Bairro Triângulo Velho, haverá atendimento para os homens das 8 às 15 horas. E o Novembro Azul também vai chegar à zona rural: no próximo dia 10 os médicos irão atender os homens da Comunidade Cajazeiras, na Estrada Transacreana.

A coordenadora de Programas Estratégicos da SEMSA, Analdemira da Costa, destaca que tanto nas unidades da cidade, como na zona rural, em caso de necessidade, os clínicos encaminham os pacientes para consultas e exames com especialistas como urologistas ou cardiologistas. “O Novembro Azul não se resume a prevenção do câncer de próstata, mas da saúde do homem como um todo, por isso a consulta com um clínico geral é importante”.

“Me previno para viver mais”

Aos 68 anos, o aposentado Pedro Monteiro, que mora no Bairro Valdemar Maciel, aproveitou o atendimento nesta terça-feira até às 22 horas na Unidade de Saúde Máximo Diogo, no Jequitibá, para se consultar com o clínico geral.  “Se você não sabe da doença, não trata. O começo de tudo é fazer exames e ter certeza de que tudo está bem. Assim vou viver mais, com a certeza de ver mais netos e bisnetos nascendo”.

O objetivo das ações durante todo o mês, é incentivar o auto cuidado relacionado a prevenção das doenças cardiovasculares (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia), informar sobre o cuidado com a alimentação, atividade física e peso ideal (a maioria desconhece a medida de sua circunferência abdominal atualmente e não sabe qual a medida ideal da circunferência abdominal para evitar problemas de saúde); Incentivar hábitos saudáveis como redução do uso de álcool e tabagismo; Incentivar a paternidade responsável, trazendo o homem para o cuidado de sua família como estímulo para o auto cuidado.

Saúde do homem requer atenção especial

O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, destaca que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem inclui como diretrizes a realização de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, priorizando a Atenção Básica, com foco na Estratégia de Saúde da Família. “A qualificação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde tem sido uma ação contínua com objetivo preparar os profissionais no cuidado à saúde do homem”, disse.

A falta de cuidado com a saúde implica em sérios riscos ao homem. Segundo o Ministério da Saúde, das 665.551 mortes masculinas, em 2011, 175 mil (26%) foram causadas por doenças do aparelho circulatório, seguido de causas externas (crimes e acidentes de trânsito) com 119 mil mortes, câncer e tumores mataram outros 98 mil homens, e doenças do aparelho respiratório foram responsáveis por 66 mil mortes entre eles.

Oteniel destaca que o município elabora uma minuta de Lei que trata da liberação do homem trabalhador para acompanhar a companheira nas consultas de Pré-Natal e realizar seus próprios exames, atualizar calendário vacinal e realizar suas consultas de “pré-natal” masculino.

Pesquisa

Dos 95 milhões de homens existentes no Brasil, mais de 35 milhões tem idade acima dos 40 anos, época em que alguns problemas de saúde relacionados à idade começam a aparecer. Com a crescente expectativa de vida, que pode chegar aos 70 anos para eles, é natural que busquem viver melhor na medida em que envelhecem.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia em 2014 aponta que os homens têm mais medo de ficar impotentes do que perder o emprego. Apesar da preocupação com esta questão de saúde, 51% deles não consultam o médico com regularidade para tratamentos preventivos. O estudo mostra que mais da metade dos homens (51%) admitem não consultar um urologista ou cardiologista regularmente. O estudo feito com 3.500 homens, em sete cidades brasileiras, mostra que o público masculino não vai ao médico com regularidade e desconhece informações importantes para viver e envelhecer com maior qualidade de vida e bem-estar. Os resultados também apontam que 83% dos homens não conhecem os sintomas da andropausa, por exemplo, que é a baixa acentuada da testosterona – hormônio masculino – que ocorre ao longo dos anos e pode causar a tão temida impotência sexual.

A pesquisa apontou que o nível de preocupação masculina está desalinhado em relação ao grau e à qualidade de conhecimento sobre o assunto. Os resultados da pesquisa mostram que para 28% dos homens ficar impotente é mais preocupante do que ficar desempregado (25%). Apesar disso, quase a metade (48%) dos homens nunca ouviu falar sobre a reposição hormonal masculina com testosterona, que está diretamente ligada com a impotência.

Outro dado da pesquisa mostra que a famosa “barriguinha de chopp” não é levada a sério, ou seja, muitos homens não relacionam o tamanho da circunferência abdominal com a saúde. Neste quesito, 59% não sabem qual a medida ideal da circunferência abdominal para evitar problemas de saúde e 55% dizem desconhecer o tamanho de sua própria cintura. “O número ideal deve estar entre 90 cm e 95 cm e somente 20% dos homens responderam esta alternativa”, complementa o Dr. Archimedes Nardozza, Chefe do Setor de Disfunções Sexuais da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), além de ser Professor afiliado da Disciplina de Urologia na mesma instituição. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost