Projeto PsiAlegria da Uninorte completa sete anos levando alegria a ambientes de dor

psialegria2

Acadêmicos promovem atividades lúdicas para crianças e adultos

Quando se pensa em hospital, centros, postos e ambulatório de saúde, logo vem à lembrança aquele cheiro característico de éter, doença, enfermos, enfim, dor. Mas hoje em alguns desses locais, Brasil a fora, a tristeza passa longe, pois lá dentro estão os “Doutores da Alegria”. São palhaços que se vestem de médicos para alegrar crianças e adultos enfermos transformando o local em um ambiente alegre e descontraído, fazendo com que as pessoas  esqueçam de seus problemas e doenças, enquanto os “Doutores da Alegria” estão presentes.

Baseados neste valoroso exemplo que alunos do curso de Psicologia da UNINORTE, através da disciplina de Psicologia Social II, fazem um trabalho voluntário similar, com intuito de compreender como ocorre a transformação da tristeza (doença) através do riso como fonte de saúde física e psíquica para pessoas em situação de internação. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Uninorte, Vera Alice Pereira da Silva, idealizadora do projeto, o objetivo é disponibilizar aos alunos, a possibilidade de desenvolverem atividades lúdicas com pacientes, familiares e profissionais de saúde e vivenciarem o desenvolvimento da escuta e ampliação da percepção na busca de entender o outro (paciente) como ser humano em sua integralidade. “Sob o nome ‘PSIALEGRIA’, ou seja, Psicólogos da Alegria, num mister de psicólogos/palhaços a intenção é que os acadêmicos possam vivenciar, por um período de horas de atividades interativas, a transformação da rotina que modificam também os comportamentos da instituição como um todo, levando pacientes a se recuperarem mais rápido. Influenciando os acompanhantes a contribuírem na amenização de suas dores, levando funcionários e médicos a uma relação de humanização mais profunda e enfim, criar uma atmosfera nesses ambientes mais harmoniosa, menos dolorosa e mais feliz,” declara a coordenadora.

psialegriaNos dias 04, 05 e 06, 11, 12 e 13 de novembro mais de 45 alunos dividiram-se entre o Hospital do Câncer, Nefrologia, Hospital do Idoso, Doenças Tropicais, Enfermarias e recepções do Hospital das Clínicas (Fundhacre) alegrando os ambientes. De acordo com a aluna Fiama Lima, o trabalho voluntariado é uma experiência muito forte. “A melhor e a mais gratificante experiência que já vivi na vida. Vivenciar momentos assim, só me faz ter a certeza que estou na profissão certa e que nada acontece por acaso. Agradeço a Deus pela oportunidade de poder está com saúde para viver essa experiência, também a professora Vera Alice e Uninorte pelo projeto incrível que realizamos nesses dias no Hospital das Clínicas,” destaca emocionada a aluna. Em 2015 o projeto completou sete anos de existência, sendo realizada no mês de novembro a 11ª edição, com três turmas de psicologia, chegando a um total de 105 alunos atuando no projeto.

O Projeto PsiAlegria foi criado pela professora Vera Alice Pereira da Silva em 2009 através da disciplina de psicologia Social II. Hoje o projeto é partilhado com o professor Pádua Custódio Bezerra que tem a missão de supervisionar todo o desenvolvimento do trabalho que é realizado semestralmente junto às turmas do 6º período do Curso de Psicologia da UNINORTE.

Mais informações no blog do projeto: www.psialegria.blogspot.com

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Projeto PsiAlegria da Uninorte completa sete anos levando alegria a ambientes de dor