Pesquisa SCPC revela que crise fará população conter gastos e não exagerar na ceia de Natal

A movimentação no comércio de Rio Branco continua tímida e sem perspectiva de crescimento na antevéspera da noite de natal. Em outros anos a movimentação nas ruas e lojas no centro da Capital era intensa e vários empregos eram gerados para garantir as vendas e atendimento necessário aos clientes.

Segundo a pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC, o gasto médio na compra de presentes será de R$ 48 por pessoa. Esta redução equivale a 5,5% em comparação ao período do ano passado. Dados do levantamento mostram na pesquisa que 78% das pessoas comprarão menos presentes e apenas 9% pretendem consumir mais.

natal

A pesquisa diz que 52% dos brasileiros terão uma ceia de Natal menos farta este ano

A pesquisa ainda apresenta que 52% dos brasileiros terão uma ceia de Natal menos farta este ano em comparação a 32% de 2014. Os 34% dos entrevistados preveem que a fartura da ceia será igual à do ano passado e 14% consideram que será mais farta desta vez.

A ContilNet entrevistou o funcionário público José Freitas que estava em uma das lojas no centro da cidade. Ele disse que a crise realmente chegou a todos os brasileiros, sendo comprovando nos produtos que estão sendo oferecidos nas lojas e na procura por presentes de natal.

“Quando essa tal de crise não estava presente no bolso dos brasileiros verificamos que o comércio estava farto e a procura era grande. Eu, por exemplo, vou comprar somente uma televisão e fazer uma ceia de natal. Este ano não vai ter como comprar um presente para todos os familiares e filhos”, disse Freitas.

Para ter uma ideia da crise, o próprio governo do Acre deixou de iluminar as principais praças da cidade por contenção de gastos. Um retrato da falta de todos os enfeites natalinos que eram esbanjados pelo executivo no Acre.

PUBLICIDADE