O senador Sérgio Petecão (PSD) recebeu em sua casa, em Rio Branco, anteontem, a visita do pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). O visitante estava acompanhado do ex-presidente do PSDB, ex-deputado federal Marcio Bittar, e do atual vice-presidente dos tucanos, Marieldo Alves, ex-vereador de Bujari. Na pauta do encontro futuras alianças para a disputa pela principal prefeitura do Juruá.
A reunião na casa do senador Sérgio Petecão terminou em alto astral, embora nenhum acordo tenha sido estabelecido entre PSDB e PSD, mas pelas propostas lançadas, segundo os participantes. Uma delas é que Henrique Afonso vai trabalhar a base do partido de Petecão em Cruzeiro do Sul, para que uma possível aliança não seja enfiada “goela abaixo”, direto de Rio Branco. “Achei a proposta respeitosa”, considerou Henrique.
Além de amistosa, a visita dos tucanos a casa do senador Petecão serviu para uma avaliação sobre a ligação da eleição de 2016 com a de 2018. Dirigentes dos dois partidos, de muita importância dentro da oposição, aceitam que não há como disputar prefeituras sem pensar na eleição para o governo. “Nós teremos a responsabilidade de refazer o Brasil e o Acre, cujas economias foram detonadas pelo PT. Por isso as alianças certas são decisivas, na disputa de 2016”, disse Marcio Bittar.
O senador Sérgio Petecão agradeceu a visita e disse que seu partido saberá tomar a decisão certa sobre com quem se aliar em Cruzeiro do Sul. “Já liguei para o Luiz do Correio (presidente do partido no município) e disse a ele que receba o Henrique Afonso e, junto com todos os membros do nosso PSD, decida sobre o futuro. Eles, que estão lá, é que sabem como caminhar melhor”, disse o senador.
Poucos saíram mais animados do encontro do que o pré-candidato a prefeito, Henrique Afonso, mais decidido do que nunca a lutar pela prefeitura de Cruzeiro do Sul. “Estou animado porque temos chances reais. Sozinhos, já estamos de igual para igual com a candidatura da prefeitura, por isso essa conversa com o senador Sérgio Petecão foi muito importante e poderá ser decisiva”, diz.
Henrique Afonso disse que esta semana, ainda, estará em Cruzeiro do Sul procurando a base do PSD. “A sugestão do senador é ótima. Vamos para a base, conversar com os membros do partido dele e, dando tudo certo, vamos caminhar juntos rumo a prefeitura mais importante depois da capital. Estou totalmente disposto a conversas. A política é a arte da conversa e eu gosto disso”, finalizou Afonso. Os dois partidos têm ainda até final de março para continuarem se flertando, segundo calendário eleitoral.
