Uma operação conjunta envolvendo o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), do 1º Batalhão da Polícia Militar, e a Companhia de Cães (CPCães/BOPE) utilizando os cães farejadores foi realizada na manhã desta terça-feira no Centro da capital. A ação teve como objetivo localizar pontos de vendas de entorpecentes e prender, infratores e foragidos da justiça .A Operação “Fecha Quartel”, contou ainda com o apoio dos policiais que atuam na área administrativa que deram todo o suporte á Operação Papai Noel em curso desde o inicio de dezembro.
De acordo com os últimos dados apresentados pelo batalhão, o índice de furtos e assaltos no centro de Rio Branco, tem aumentado significativamente. As operações estão sendo realizadas para diminuir o nível de violência nas ruas centrais da cidade.
A atuação dos militares contou com o uso dos instrumentos necessários para desarticular os locais de comercialização de entorpecentes. Os cães farejadores foram utilizados para as buscas.
O comandante do Batalhão, tenente-coronel Atahualpa Ribera, é o responsável pela equipe que compõe a operação. “O nosso foco é dar força a operação ‘Papai Noel’ e trabalhar para resolver alguns pontos críticos ainda não discutidos. A prevenção é um dos principais objetivos da equipe”, disse Ribera.
De acordo com o coronel, 38 agentes trabalham ativamente na operação.