Quem viaja de Rio Branco a Porto Velho pode ver o Rio se aproximando da BR 364

O inverno amazônico mal começou e as águas do Rio Madeira já se aproximam da BR 364. Quem viaja de Rio Branco a Porto Velho poder perceber que o rio já está bem próximo à margem de vários trecho da estrada, que no ano passado foram encobertos pelas águas.

Na última grande enchente várias regiões do estado de Rondônia ficaram debaixo d’água. A agricultura no baixo, médio e alto rio Madeira foi arrasada durante a cheia histórica. Patrimônios com décadas de existência, como é o caso da estação de trem Madeira Mamoré, também foram prejudicados.

madeira capa

Rio Madeira se aproximando da BR 364, trecho Rio Branco a Porto Velho/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

As águas do Madeira também prejudicaram o Acre, quando encobriu vários quilômetros do asfalto da BR 364, isolando o estado do resto do Brasil.

Os acreanos ficaram apavorados quando as prateleiras dos supermercados começaram a se esvaziar, e o combustível faltou em maioria dos postos de Rio Branco e nos municípios do interior. O Rio Madeira havia chegado a 19 metros de sua cota normal.

“Fico preocupado quando vejo em uma época dessa o rio se aproximando da margem da estrada. Isso não é um bom sinal”, disse o caminhoneiro Antônio Vieira Nascimento, 58 anos, que trafega há mais de uma década na BR 364 e em outras estradas do País.

madeirão

Rio Madeira foi o responsável pelo isolamento do Acre na última grande enchente/Foto: Wania Pinheiro/ContilNet

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Quem viaja de Rio Branco a Porto Velho pode ver o Rio se aproximando da BR 364