O bebê humano é um dos animais que mais depende dos pais para sobreviver. Por isso, ao longo da evolução, a nossa espécie conservou reflexos primitivos para chamar a atenção de seus cuidadores – entre eles, o sorriso. “Assim como segurar os dedos das mãos dos adultos, mesmo que não seja intencional, o gesto os cativa. Serve de recompensa para o extenuante trabalho que é tomar de uma criança”, acredita a neuropediatra Silvana Frizzo, do Hospital Infantil Sabará (SP).
Além disso, de acordo com a especialista, trata-se também de uma forma de comunicação, tal qual o choro. Tamanha é a importância do riso que a Universidade de Londres, no Reino Unido, conduz diversas pesquisas paralelas sobre o tema, o Baby Laughter Project (Projeto Riso do Bebê, em livre tradução).
Em 2013, com base em 700 questionários sobre sorrisos do bebê de todo o planeta, os pesquisadores da instituição comprovaram que os bebês sorriem em resposta a sensações prazerosas a partir de um mês de idade – algo que os pais observam na prática. Já entre o segundo e o quarto mês, o estudo mostrou que eles já desenvolvem risos específicos para “conversar” com seus pais. Como aquela risadinha para conquistá-los ao fazer algo errado, sabe? Ou a gargalhada na hora que todos riem alto, mesmo que eles não entendam o motivo do riso dos adultos!
Por último, a neuropediatra Silvana ressalta que o sorriso é uma maneira importante de estabelecer vínculos entre filhos e pais. Algo que, no dia a dia, acontece natural e institivamente, como falamos. “Bebês de zero a seis meses começam a descobrir a si mesmo e aos outros, por isso, gostam de brincadeiras com ruídos divertidos de boca, de brincar de esconde-esconde com um tecido leve (a fralda, por exemplo), de sentir o toque de materiais suaves (como uma pena ou um pincel)”, explica Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar (SP).
Nessa fase, as brincadeiras são mais contemplativas, segundo a especialista. “Para os adultos arrancarem boas gargalhadas dos pequenos, é necessário se ‘entregar’ ao momento, sem vergonha de fazer barulhos estranhos e caretas caprichadas”, diz. Vocês vão se divertir muito, garante!