AMD anunciou hoje o lançamento da iniciativa GPUOpen

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

A AMD, fabricante de processadores e placas de vídeo de alta performance, anunciou hoje o lançamento da iniciativa GPUOpen. A ideia da empresa é permitir que desenvolvedores e programadores de gráficos possam acessar mais recursos de suas placas de vídeo, melhorando a performance de games e programas.

O principal objetivo do GPUOpen é dar a esses profissionais a documentação e os códigos open-source que lhes permitam programar jogos de maneira a aproveitar melhor os recursos que as placas de vídeo oferecem. Essa atitude deve permitir que jogos e programas que utilizem as placas de vídeo para realizar tarefas rodem melhor em equipamentos mais simples.

Desafios para programadores

De acordo com a empresa, a ausência de códigos abertos e de documentação específica é um dos maiores desafios para programadores. Por exemplo: jogos feitos para consoles utilizam recursos das placas de vídeo dos consoles que muitas vezes não são acessíveis nas GPUs de computadores por esses motivos.

Com isso, os programadores precisam implementar caminhos diferentes (e menos eficientes) na hora de trazer esses jogos para PC. Em computadores pessoais, os jogos precisam ser compatíveis com resoluções muito diferentes e recursos como múltiplos monitores.

A GPUOpen da AMD se baseia em três princípios: o primeiro é o de expor todos os recursos de suas placas por meio de documentação adequada. O segundo é um compromisso com softwares de código aberto, e o terceiro é um envolvimento e diálogo com a comunidade de desenvolvedores usando plataformas como o GitHub.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

AMD anunciou hoje o lançamento da iniciativa GPUOpen