ContilNet Notícias

Governo e Prefeitura retomam trabalhos para expedir Títulos Definitivos aos moradores dos Bairros Cafezal e Cidade Nova

Por redação contilnet

Mano recebeu a diretora-presidente do Iteracre, Janaína Guedes, o secretário da Sehab, Jamyl Asfury e o representante do cartório em Sena, Arisson Garcia para o detalhamento do trabalho

Mano recebeu a diretora-presidente do Iteracre, Janaína Guedes, o secretário da Sehab, Jamyl Asfury e o representante do cartório em Sena, Arisson Garcia para o detalhamento do trabalho

Os moradores dos Bairros Cafezal e Cidade Nova, em Sena Madureira, irão receber até o mês de dezembro deste ano os títulos definitivos de suas terras. O governo do estado, através do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab), com o apoio da Prefeitura de Sena e do Cartório de Registro Imobiliário está recomeçando o Programa de Regularização Fundiária no município que teve início no ano passado.

Na sexta-feira, 14, o prefeito Mano Rufino (PSB) recebeu em seu gabinete a diretora-presidente do Iteracre, Janaína Guedes, o secretário da Sehab, Jamyl Asfury e o representante do cartório em Sena, Arisson Garcia para o detalhamento do trabalho. Em seguida, eles estiveram participando de uma reunião com os moradores na sede da igreja PIBB. Encontro este que contou também com a presença do vice-prefeito, Hermano Filho (PCdoB), do deputado estadual Nelson Sales (PV), vereadores Gilberto Lira, Mastró Furtado e Cleyton Brandão, além da presidente do Bairro Cidade Nova, Adriana Melo.

Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre estado e município para a seqüência dos trabalhos.

“O título definitivo garante Dignidade ao morador”, comenta Mano Rufino

“O título definitivo garante Dignidade ao morador”, comenta Mano Rufino

Ressaltando a importância da parceria com o governo do estado, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), disse que essa é uma grande conquista para os moradores. “Primeiramente queremos agradecer a Deus por esse momento e dizer que o título definitivo representa dignidade para os moradores. Aqui, tem pessoas que moram há mais de 30, 40 anos em sua propriedade, mas que ainda não tem esse título. A partir desse trabalho, o sonho deles será realizado. A Prefeitura é parceria dessa iniciativa e nesse momento agradecemos o governador Tião Viana por ter determinado o empenho da equipe na conclusão dos trabalhos”, comentou.

O secretário da Sehab, Jamyl Asfury, disse que a meta é atender da melhor maneira possível a comunidade. “Seguindo determinação do governador Tião Viana estamos aqui em Sena Madureira para seqüenciar esse trabalho. Já fizemos o cadastramento das pessoas, todos os levantamentos, enfim. O fato é que nossa equipe só sairá daqui quando todos os moradores dos Bairros Cafezal e Cidade Nova estiverem com os títulos de suas terras em mãos. Ressaltamos também o apoio que temos recebido do prefeito Mano Rufino, determinante para a execução desse trabalho”, salientou.

“A comunidade estava esperando por esse momento. Na realidade, quando o trabalho foi interrompido no ano passado a gente ficou sem esperanças, mas sempre estávamos reivindicando junto ao prefeito e junto ao governo do estado. Graças a Deus, a ação está sendo retomada no além dos títulos haverá um esforço, ainda, para a conclusão da obra do PAC. Trata-se de uma importante intervenção para a nossa comunidade”, relatou Adriana Melo, presidente do Bairro Cidade Nova.

De acordo com a diretora-presidente do Iteracre, Janaína Guedes, cerca de 500 moradores serão contemplados com os títulos definitivos até o final deste ano. “O trabalho de regularização fundiária se reinicia e somente nos Bairros Cafezal e cidade nova cerca de 500 moradores receberão seus títulos definitivos. Também iremos concluir o trabalho no Jardim Primavera e em seguida atender outros Bairros do município”, confirmou.

Além de garantir mais segurança ao morador e a valorização do imóvel, o título definitivo possibilita também o acesso a financiamentos junto às agências bancárias.

Sair da versão mobile