Dezenas de pessoas se reuniram na manhã desta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para comemorar os 36 anos de registro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
No auditório da Casa legislativa, os peemedebistas, populares e membros de outros partidos se reuniram para prestigiar uma palestra proferida pelo professor universitário João Correia, ex-deputado pelo PMDB, que falou sobre a importância da sigla no processo de redemocratização do País. No hall de entrada da Aleac houve exposição fotográfica sobre história do partido no Acre, mesa para recadastramento, local para filiação de novos membros e apresentação musical de jovens músicos.
João Correia, que também é membro do diretório do PMDB, falou durante a palestra sobre o período conturbado da ditadura militar e sobre a importância do partido durante o processo de redemocratização. Citando Ulysses Guimarães, a quem chamavam de “senhor diretas”, numa referência ao movimento “Diretas Já”, João Correia relembrou a importância da organização partidária na defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros.
“O processo de redemocratização é fruto da luta de homens como Ulysses Guimarães e tantos outros que trabalharam para que vivêssemos livres da ditadura. Nisso, o PMDB possui um papel fundamental”, diz.
A líder do partido na Aleac, Eliane Sinhasique, elogiou a organização do evento, agradeceu a presença de lideres de outros partidos, como PSDB, e afirmou que, embora superado a época da ditadura, o partido continua lutando contra outras formas de opressão. “O PMDB continua lutando contra toda forma de opressão que possa existir, até aquelas disfarçadas. Nosso trabalho é sermos eternos defensores da democracia”, afirmou.
O presidente do PMDB Rio Branco, deputado Chagas Romão, agradeceu a presença de todos e afirmou que o partido construiu uma importante história nesses 36 anos de registro. “O PMDB contribuiu muito e ainda contribuirá muito mais com nosso Estado e País“, declarou.
Já o presidente estadual, o deputado federal Flaviano Melo, que cortou o imenso bolo comemorativo junto com Sinhasique, agradeceu a presença de todos e afirmou que o partido busca cada dia mais estar preparado para ajudar a população. “É um partido democrático, que respeita o contraditório e busca ajudar as pessoas através de politicas publicas de qualidade”, disse.
Durante a solenidade comemorativa também foi empossada a diretoria do PMDB Afro no Acre.