ContilNet Notícias

Participação do iPhone no Brasil cai pela metade em um ano

Por Olhar Digital

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

De acordo com dados da empresa de pesquisa Kantar Worldpanel divulgados hoje, a fatia do mercado brasileiro correspondente ao iPhone, que roda iOS, caiu de 5,5% no último trimestre de 2014 para 2,8% no último trimestre de 2015.

Nesse mesmo período, a parcela de dispositivos Android foi de 89% para 91,8%. Aparelhos com sistema operacional Windows Phone, por sua vez, foram de 4% do mercado no final de 2014 para 5,1% do mercado no fim de 2015. A pequena percentagem restante se divide entre BlackBerry e outros sistemas operacionais.

iOS cai, Apple sobe

A tendência de perda de mercado por parte do iOS no Brasil reflete o que acontece em diversos outros mercados. Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema operacional foi de 47,7% do mercado para 39,1% no mesmo período. No Japão, a queda foi de 60,2% para 54,1%.

A empresa de pesquisa ressalta, por outro lado, que embora o sistema operacional da Apple esteja perdendo espaço, a Apple em si é a marca líder de vendas em mercados como os Estados Unidos e China. Na China urbana, além de saltar de 21,5% do mercado no último trimestre de 2014 para 27,1% no fim de 2015, os três smartphones mais vendidos do país foram todos dela, segundo a Kantar.

O mesmo aconteceu nos cinco principais mercados europeus (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha e Itália). Embor ana maioria deles o iOS tenha perdido mercado, ele ainda detém entre 12% e 38% de market share nesses países – o suficiente para dar à Apple a liderança do mercado de smartphones na região.

Android para todos

De acordo com a empresa de pesquisa, um dos fatores que dá vantagem aos dispositivos Android é a maior variedade de preço. Como eles estão disposníveis em diversas faixas de preço, novos usuários de smartphone costumam começar comprando aparelos mais acessíveis, e depois atualizam para outros mais avançados.

Na Europa, por exemplo, embora as vendas da Apple tenham crescido em todos os trimestres de 2015, o desempenho forte de smartphones Android mais acessíveis em mercados como Espanha e Itália fez com que o iOS perdesse mercado.

 

Sair da versão mobile