Carga fiscal do setor de TI sobe entre 5% e 10% com arrocho

queda-3-e1369256026425Em dezembro, o setor de serviços registrou queda de 5% no volume de serviços, na comparação com o mesmo mês de 2014. No ano, o recuo foi de 3,6%, apesar do crescimento nominal da receita de 1,3%. Todos os segmentos tiveram recuos agregados, mas em informação e comunicações há comportamentos bem distintos. Os números são do IBGE.

No geral, os serviços de informação e comunicação tiveram queda de 0,4% no mês de dezembro, encerrando o ano com variação 0%. Mas enquanto o setor de telecomunicações amargou recuo de 3,2% no mês e 0,4% no ano, a tecnologia da informação teve forte recuperação em dezembro (alta de 8,2%) e fechou 2015 com crescimento de 4,5%.

Esse desempenho, porém, tem um forte efeito calendário. Como ressalta o IBGE, “o crescimento acentuado observado nos serviços de tecnologia da informação decorre de um fator sazonal, devido ao encerramento de contratos por parte das grandes empresas de informática, nos quais os contratantes dos serviços (empresas e governos) desembolsam parcelas maiores em dezembro”.

PUBLICIDADE