Deputada denuncia que UPAs não realizam exames do zika porque aparelhos estão quebrados

sinhasiqueeducacao

Deputada Eliane Sinhasique

A líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Eliane Sinhasique, criticou durante a sessão desta quarta-feira (3) o fato das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Rio Branco não realizarem exames para detectar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika vírus e febre chikungunya. Sinhasique afirmou que as estatísticas sobre a infecção dos acreanos por estas doenças estão desatualizadas por conta da não realização destas análises laboratoriais.

A deputada declarou que conhece ao menos quatro pessoas que estão se medicando por conta própria, haja vista que, ao procurarem as unidades de saúde, não foram atendidas para a realização de exames. “Conheço gente que está tomando antialérgico e outros remédios por conta própria, isto é um absurdo”, disse.

Leia também:

Governador Tião Viana decreta situação de emergência por causa dos vírus zika e chikungunya

A peemedebista ressaltou que, levando em conta que o governador Tião Viana (PT) decretou situação de emergência por conta das doenças do Aedes, seria necessário que o governo se preocupasse primeiro com laboratórios em condições de realizar os exames. Sinhasique afirmou que os laboratórios das UPAs de Rio Branco não realizam as análises, nem mesmo de dengue, porque os equipamentos das unidades estão quebrados.

“Nós precisamos de uma força-tarefa para conseguir realizar os exames, e assim termos a noção exata da quantidade de pessoas infectadas. Não adianta decretar estado de emergência se nem mesmo realizam exames nas UPAs”, criticou ela.

UPAs não realizam exames da dengue, zika e chikungunya

UPAs não realizam exames da dengue, zika e chikungunya

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do Acre, Jenilson Leite, afirmou que os exames não são realizados no Acre, mas que isto não tem afetado os índices. “Os casos suspeitos são registrados. Os exames são realizados no Pará”.

PUBLICIDADE