
Na polêmica cena, a geladeira salva a vida de Indiana Jones – Reprodução
Os fãs do arqueólogo Indiana Jones se acostumaram a ver o herói sobreviver às mais diversas situações. Ele já conseguiu escapar de ser esmagado por uma bola de pedra gigante, sobreviveu a uma maldição milenar apenas fechando os olhos, e, em uma demonstração de fé, pareceu caminhar sobre o ar, em uma plataforma de pedra muito bem camuflada. Mas, uma cena do último filme, “Indiana Jones e o reino da caveira de cristal” (2008), nunca foi muito bem aceita: para se proteger de uma explosão nuclear, Indy procura abrigo em uma geladeira de chumbo. Depois de ser arremessado pelos ares, ele abre a porta do eletrodoméstico e sai andando, ainda a tempo de olhar para trás e ver as chamas em forma de cogumelo.
Na última sexta-feira, uma corrente no site “Reddit” fez sucesso ao lançar luz sobre como Indiana Jones poderia ter sobrevivido. Como no filme anterior, “Indiana Jones e a última cruzada” (1989), ele encontra o Santo Graal (o cálice que Jesus Cristo teria usado na última ceia) e bebe um líquido sagrado, o aventureiro estaria apto a sobreviver a situações bastante adversas, incluindo a explosão nuclear.
No filme do final dos anos 1980, Indy ajuda seu pai a encontrar o cálice, em uma disputa contra os nazistas. Segundo a lenda, o Graal seria capaz de conceder imortalidade aos que bebessem dele, o que explica o interesse dos vilões. Realmente, quando finalmente chega à câmara onde a relíquia religiosa está escondida, Indy encontra um cavaleiro templário com algumas centenas de anos. Além disso, ele consegue salvar o próprio pai quando jorra o líquido do Graal sobre sua ferida mortal, que se fecha imediatamente.
Entretanto, o filme deixa claro que os poderes do cálice sagrado estariam circunscritos aos limites do impostos por selo de pedra gravado no chão. Ou seja, ao sair da caverna, o aventureiro deixaria de ser protegido pelos poderes mágicos do Graal. Por outro lado, um usuário do Reddit lembra que a ferida de Harry Jones sênior (Sean Connery) não reabriu depois que o grupo foi embora…
Pelo visto, a geladeira salvadora continua a dar pano para manga. Resta saber se Steven Spielberg pretende fornecer alguma explicação no próximo filme da franquia. Em maio de 2015, a presidente da Lucasfilm confirmou uma próxima sequência, mas o filme ainda não entrou nem em estágio de pré-produção.
