Inaugurada no último dia 2 de outubro, com a presença do governador do Acre, Tião Viana (PT), a primeira Clínica de Oncologia de Cruzeiro do Sul, com capacidade para realizar até 400 quimioterapias por mês, ainda não fez sequer um atendimento. Para a realização do serviço, firmou-se uma parceria público-privada entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a empresa Onco Juruá.
Um dos sócios da clínica, Antônio Vendette, alegou que o atraso é por causa da expedição de um alvará sanitário, mas afirmou que, ainda neste mês, o centro estará em pleno funcionamento, inclusive com planos de saúde.
“Vamos fazer com que os pacientes que fazem esse tratamento de câncer, que é geralmente longo, não precisem deixar suas famílias. Eles terão a oportunidade de realizar o tratamento na sua terra, recebendo todo o apoio familiar necessário”, pontua o médico.
Ele explica que a unidade amplia a rede de atendimento e permitirá tratar cerca de 40% da população portadora de câncer da região do Vale do Juruá e arredores. É uma unidade moderna, que foi construída com recursos privados e prioriza conforto, qualidade, alta tecnologia e tudo que há de melhor em tratamento de câncer e medicamentos no país.
A Onco Juruá será a primeira clínica de tratamento de câncer da região. Foi construída nas proximidades do Hospital Regional do Juruá para facilitar o deslocamento de pacientes e profissionais entre as unidades. Recebeu o nome de Unidade Orleir Cameli, em homenagem ao ex-governador do Acre.