Jorge Viana e deputados federais se reúnem com diretor do DNIT

jorgept

Jorge Viana se reúne com parlamentares da Frente Popular

O senador Jorge Viana cumpriu uma agenda de trabalho pela região do Alto Acre no último fim de semana e recebeu de autoridades e moradores dos municípios um pedido de ajuda para que, em Brasília, o parlamentar atuasse pela retomada das obras na BR-317, especialmente nos trechos entre Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil. Na ocasião, o Vice-presidente do Senado se comprometeu em procurar a direção do DNIT para tratar do assunto e já nesta quarta-feira (17) esteve reunido com o diretor geral da autarquia, Valter Casimiro, e convidou os deputados federais Angelim, Léo, César Messias e Alan Rick para o encontro.

Todos os parlamentares presentes demonstraram preocupação com o estado não apenas da BR-317, mas também da BR-364. As duas principais rodovias do Acre interligam a maioria dos municípios no estado e estão em condições de difícil trafegabilidade.

Valter Casimiro disse que a prioridade para liberação de recursos neste ano é para manutenção de rodovias. Por isso, garantiu aos parlamentares que tomará providências para a retomada dos trabalhos.

“Tivemos alguns problemas técnicos na questão dos pagamentos das empresas, mas já mobilizamos uma equipe para resolver isso o mais rápido possível. Acredito que até o final desta semana estaremos liberando os pagamentos que estavam pendentes para que as empresas retomem o trabalho no Acre a todo vapor”, declarou o diretor. Segundo ele, neste início de março, com a redução das chuvas, será possível acelerar o trabalho.

Nesta semana, Jorge Viana apresentou da tribuna do Senado um requerimento em que pediu uma resposta oficial do DNIT sobre o andamento das obras, quantas e quais empresas estão atuando nelas e qual valor está sendo disponibilizado, tanto para BR-317 como para a BR-364. Casimiro se comprometeu em enviar uma nota técnica com as informações solicitadas.

“O trecho de Xapuri a Epitaciolândia e Brasiléia está muito ruim, causando acidentes e pondo em risco a vida das pessoas. Quanto ao trecho de Brasiléia à Assis Brasil, a situação é gravíssima. É a estrada do Pacífico que está sem manutenção e, se continuar assim, vai se acabar. Essa estrada foi inaugurada por mim, há mais de 10 anos. Estamos aqui fazendo força junto com o governador Tião Viana”, afirmou o senador.

Avenida Marinho Monte

Na reunião, o Vice-presidente do Senado também falou sobre as condições da Avenida Marinho Monte, que dá acesso à cidade de Brasileia. A avenida, na verdade, é uma continuação da BR-317 e passagem obrigatória para quem segue rumo à Assis Brasil. Segundo Jorge Viana, que esteve pessoalmente no local, as condições da via são precárias e precisam de uma ação urgente.

Ainda de acordo com o parlamentar, o governo federal chegou a liberar recursos na ordem de R$ 800 mil para a prefeitura do município executar a recuperação da avenida, mas nenhuma obra foi iniciada até o momento. O diretor do DNIT disse que não pode destinar recursos para uma obra que já teria recebido verbas do governo federal, mas se comprometeu em buscar informações e ajudar a encontrar uma solução que possa resolver o problema.

“Essa avenida é a continuidade da Br-317 e ela está um caos. Estou buscando informações sobre o que foi feito com o dinheiro. A população ameaça fechar a BR e vou pedir providências. Estamos aqui, os parlamentares da base de apoio, para trabalhar juntos pelo Acre”, disse Viana. (Ascom)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost