No entanto, vale ressaltar que ele não é apropriado para bebês menores de 1 ano, por comprometer a absorção do ferro. Sem falar que a proteína desse tipo de leite pode provocar alergia – um em cada 20 lactentes apresenta o problema, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Entre 1 e 2 anos, se a criança tiver desmamado por algum motivo, converse com o pediatra sobre como os laticínios devem entrar no cardápio dela, a fim de suprir a demanda de cálcio.
Tenha cuidado, entretanto, com a substituição das refeições principais pelo leite. Embora a bebida ofereça proteínas, ela carece de outros nutrientes indispensáveis, como carboidrato, algumas vitaminas e minerais. Sem contar que uma ingestão superior a 700 ml de leite de vaca integral nessa faixa etária é um fator de risco para aanemia – novamente, por conta do ferro, já que sua deficiência é a principal causa da doença.
Dos 3 anos em diante, a recomendação são três porções de leite ou derivados por dia – cada porção corresponde a uma xícara (chá) de leite, um pote de iogurte de frutas ou duas fatias de queijo branco.