
Nessa empreitada, os ribeirinhos serão inseridos nos seguintes cursos: Apicultor, Beneficiador de produtos extrativista, Auxiliar em agroecologia, Avicultor, Açaicultor, Agricultor familiar e fruticultor.
Mano Rufino: “Esses cursos levam conhecimentos e melhoram a qualidade de vida do homem do campo”
Ao longo do lançamento dos cursos, o prefeito Mano Rufino demonstrou bastante alegria e disse que a iniciativa da presidente Dilma Roossef (PT), contempla os moradores que mais precisam. “O sentimento é de muita felicidade. Recentemente estivemos no rio Purus, onde cinco cursos foram implantados e hoje estamos aqui no rio caeté. Com essa iniciativa, os ribeirinhos se qualificam cada vez mais, podendo melhorar a renda e, por consequência, garantir o sustento de suas famílias. Com isso, agradecemos ao pessoal do Ifac, do ICMbio e principalmente a presidente Dilma Roossef por manter esse programa tão importante que é o Pronatec. Estamos à disposição para continuar ajudando nesse trabalho”, salientou.
Entre os locais contemplados encontra-se a comunidade Guarani. “Trata-se de uma iniciativa muito importante pra nós. Com esses cursos, vamos aprimorar os nossos conhecimentos e melhorar de vida”, comentou a moradora Naira Maria.
A representante do Ifac, Alcilene, ressaltou que o trabalho em parceria é importante no sentido de contemplar os moradores da zona rural. “Esses cursos executados pelo Ifac dão uma dimensão do trabalho que está sendo feito. A meta é ampliar cada vez mais as parcerias para beneficiar um número maior de pessoas”, destacou.
“Esse trabalho vem sendo realizado dentro da reserva Cazumbá e comunidades vizinhas desde 2014. A parceria do Governo Federal, Ifac e Prefeitura é determinante para a ação. Quem ganha com isso é a comunidade”, enfatizou Tiago Juruá, representante do Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodversidade (ICMbio).
Os sete cursos implantados irão contemplar 140 alunos do rio Caeté. Na ocasião também foi feita a entrega dos materiais que serão utilizados no decorrer das aulas.
Assessoria

