ContilNet Notícias

Moradores denunciam que estão tomando água contaminada por falta de higiene na ETA

Por WILIANDRO DERZE, DA CONTILNET

População reclamada da falta de higiene no local de tratamento da água/Foto: ContilNet

População reclamada da falta de higiene no local de tratamento da água/Foto: ContilNet

Os moradores do município de Santa Rosa do Purus denunciam o descaso que vem acontecendo com os tanques utilizados para o tratamento da água que abastece a região. A cidade é uma das mais isoladas do Acre, com acesso somente por barco ou avião.

Segundo os moradores, o local está totalmente sujo e não tem oferece condições de higiene para tratar à água que é distribuída nas casas de Santa Rosa do Purus. A cor amarelada da água mostra que ela não tem passado pelo devido processo químico de tratamento para que esteja apropriada ao consumo humano.

A população, de acordo com o morador que fez a denúncia à ContilNet, reivindica e pede providências há semanas, depois que foi descoberto a falta de limpeza que existe nos tanques de tratamento.

Para os moradores, o laboratório do local vem sendo usado de forma inadequado. Fotos encaminhadas à reportagem da ContilNet mostram o local com sacos e resto de embalagens de produtos alimentícios.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), os padrões de qualidade da água tratada estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação.

Segundo a assessoria, com relação aos tanques que tratam a água, eles informaram que a aparência externa não influi na qualidade do produto distribuído. Segundo o órgão, o tratamento é realizado no interior dos tanques, onde ocorrem os processos de floculação, decantação e filtração.

Depasa diz que espaço passará por reforma/Foto: ContilNet

A assessoria informa ainda que, de qualquer forma, o Depasa prevê reformas na estrutura de tratamento, já que estão construindo um novo escritório para atendimento ao público, e também tem a previsão de, em breve, reformar a estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

Sair da versão mobile