Ícone do site ContilNet Notícias

Prefeito André Hassem nomeia irmão como novo secretário de Finanças de Epitaciolândia

Por Jorge Natal, da COntilnet

André Hassem escapa de CPI às vésperas do Ano Novo

A nomeação de parentes para ocupar cargos na administração pública, prática conhecida como nepotismo, sempre esteve presente na política nacional. Com a promulgação da Constituição de 1988, esta conduta se tornou incompatível com o ordenamento jurídico, pois através dos princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e isonomia, evitam que o funcionalismo público seja tomado por aqueles que possuem parentesco com o governante, em detrimento de pessoas com melhor capacidade técnica para o desempenho das atividades.

No entanto, em total violação ao artigo 37 da Carta Maior, no “Diário Oficial” desta terça-feira (16), o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, nomeia, para secretário de Finanças e Planejamento o seu irmão Anderson Pereira Hassem. “Isso é ilegal e imoral, que envergonha toda a nossa população”, disse o vereador oposicionista, Carlos Portela (PPS), afirmando que vai entrar na Justiça para anular o ato administrativo.

Segundo moradores do município, que pediram para não terem seus nomes revelados, o nepotismo é uma prática contumaz na gestão de Hassem, posto que o prefeito já havia nomeado uma irmã, um primo e um cunhado. “Quem manda na Secretaria de Obras é o pai do prefeito. Mesmo sem ter nenhuma nomeação, quem manda e desmanda na prefeitura é o cunhado dele, conhecido como Valcicley”, relevou a fonte.

Amparados por uma brecha na Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), prefeitos estão garantindo emprego para seus parentes no primeiro escalão da administração. São mulheres, filhos, irmãos, tios e sobrinhos ocupando cargos de secretários municipais, o mais alto posto entre aqueles de livre escolha do prefeito.

Eles têm a seu favor o fato de o texto da Súmula do STF não vedar expressamente a nomeação de familiares do prefeito, governador e presidente da República para secretários municipais, estaduais e ministros. E se baseiam ainda em algumas decisões judiciais posteriores que liberaram as contratações pelos chefes do Executivo.

A reportagem da ContilNet entrou em contato com André Hassem, que informou que não há irregularidade em nomear o irmão. “É do primeiro escalão, portanto pode ser nomeado.  Ele é uma pessoa capacitada e um contador de credibilidade na cidade”, disse.

Com informações do Site Congresso em Foco

Sair da versão mobile