Ícone do site ContilNet Notícias

No Acre, mais de 1,6 mil segurados aguardam perícia médica do INSS

Por G1

Mais de 1,6 mil aguardam perícia médica do INSS (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Mais de 1,6 mil aguardam perícia médica do INSS
(Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Mesmo com o fim da greve dos médicos peritos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), no dia 25 de janeiro, a fila para a realização de perícias médicas chega a mais de 1,6 mil solicitações em todo o estado do Acre.

De acordo com o INSS, quem tem que fazer o procedimento tem aguardado em média 18 dias para ser atendido.

O gerente regional do órgão, Kennedy Afonso, explica que normalmente ao menos 40 pessoas diriamente procuram o INSS para fazer perícia médica no Acre. Segundo Afonso, antes da greve, o tempo máximo de espera para o atendimento médico era de três dias. “Durante o período de greve, esse número foi acumulando”, diz.

Durante a greve, que durou mais de 130 dias, a categoria continuou fazendo alguns atendimentos e, por conta disso, o tempo de espera das perícias não chegou a 20 dias. O instituto informou que somente durante dois meses da greve foi que 100% dos peritos ficaram parados.

Todos os procedimentos estão sendo realizados e os 18 médicos peritos do Acre voltaram ao trabalho, segundo o INSS. Mas, de acordo com o órgão, somente em março é que os serviços irão normalizar por completo. Assim que a greve foi interrompida, os peritos chegaram a informar que a prioridade nos atendimentos seria para as perícias iniciais e para dar alta.

Sair da versão mobile