A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no final da tarde de terça-feira (22) mais uma mudança no formato da Série D 2016. Na semana passada foi divulgada possibilidade da competição contar com 48 equipes. No entanto, muitos pedidos foram feitos à entidade de Federações que não haviam sido contempladas e agora o novo formato será de 68 clubes.
Com isso para se chegar a um total de 68 clubes ficou assim dividido a nova distribuição.
– São Paulo – 4 equipes
– Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia – 3 equipes.
– Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Piauí, Roraima, Espirito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Acre – 2 equipes.
No entanto as equipes do Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa, que foram rebaixados na série do ano passado, completam o total de 68 equipes.
Formato de disputa
Toda a primeira fase da série D será regionalizada, com uma divisão dee 17 grupos de quatro equipes, onde para segunda fase se classificam os primeiros colocadas de cada e os 15 melhores segundo lugares, a partir dessa fase todos os confrontos será mata-mata nos jogos de ida e volta.