Conversa de amigo de Lula com senador Jorge Viana foi interceptada pela PF

Jorgeviana

Senador Jorge Viana (PT)

O juiz federal Sérgio Moro quebrou todo o sigilo da operação Lava Jato cujo inquérito tramita em Curitiba. Consta nos autos uma conversa do advogado Roberto Teixeira, amigo e compadre do ex-presidente Lula, com o senador Jorge Viana (PT-AC), interceptada no dia 4 de março.

Na ligação, o senador Jorge Viana expõe a estratégia a qual ele acredita que deveria ser seguida por Lula, de subir o tom contra o juiz moro, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, provocando assim uma possível prisão por “desacato a autoridade”, transformando Lula em um “preso político”.

Jorge Viana também critica a atuação do delegado de Polícia Federal Rodrigo Moscardi, o qual ele acredita ser um “inimigo do PT” que já esteve no Acre fazendo uma “operação contra o PT”. O senador revela que “denunciamos (a operação G-7 da PF, comandada pelo delegado) pro Zé Eduardo Cardozo várias vezes que era uma ação dirigida, que ele tem ódio”.

O senador sugere que tem que subir o tom, transformar Lula em preso político, enfrentar Moro, MPF e PF até ser preso por desacato. Dizer que está desafiando para proteger sua família. Fala que Moscarid é um inimigo do PT que estava lá prendendo Lula, que ele esteve no Acre e fez uma operação contra o PT. Diz que Moscardi fez uma operação contra o governador Tião Viana no Acre. Viana diz que Lula precisa transformar isso numa situação política e sair do jurídico.

Veja o diálogo transcrito pela Polícia Federal no Blog do Altino

PUBLICIDADE