Ícone do site ContilNet Notícias

Falta de aparelho de radioterapia no AC prejudica tratamento de pacientes com câncer, diz Globo

Por Ton Lindoso, da Contilnet

hospital-do-cancer-acre2

Reportagem aponta a falta equipamentos como o maior problema do Acre

Um telejornal da Rede Globo tem acompanhado o sofrimento dos pacientes que tem câncer em todo o país, que enfrentam problemas como a demora para que os hospitais públicos terminem reformas, falta de estrutura, carência de equipamentos ou falta de manutenção.

O matinal “Bom Dia Brasil” destacou a situação na Região Norte, sobretudo nos estados do Acre e Rondônia. De acordo com reportagem, os estados possuem apenas um aparelho de radioterapia.

“O Norte é a região com menos aparelhos. Rondônia e Acre, por exemplo, têm apenas uma máquina para atender toda a população. O Tocantins tem duas máquinas, mas nenhuma funciona. Uma está quebrada desde o fim de 2014 e a outra, novinha, nunca foi usada. Falta construir uma sala adequada para instalar o equipamento”, diz um trecho da reportagem.

Em outubro do ano passado, o mesmo jornalístico mostrou que o governo federal tinha prometido, em 2012, instalar 80 máquinas para diminuir a fila da radioterapia em todo o país. Só que o Acre, por exemplo, não tem condições de receber o equipamento. “No hospital da Fundação Hospitalar Estadual do Acre, em Rio Branco, as obras para receber o equipamento estão paradas”, afirmou a reportagem, que também citou outros locais pelo país.

Em virtude disto, para os estados do Acre e Brasília, o prazo para adequações e, posteriormente, recebimento do aparelho ficou para 2017.

Versão da Sesacre

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Acre, o Estado tem apenas uma máquina, mas outro equipamento será instalado em nova área, que está em construção, dentro do Hospital do Câncer.

“Atendemos mais de 2,5 mil pacientes em média por mês. Não há nada de errado. Essa máquisa, inclusive, evita que milhares de pessoas precisem se deslocar para tratamento fora de domicílio. Outra máquina de radioterapia será instalada no Acre. O espaço já está sendo construído dentro do Hospital do Câncer”, disse a assessoria.

Sair da versão mobile