Ícone do site ContilNet Notícias

Gladson propõe aumentar abrangência da Zona Franca Verde no AC

Por REDAÇÃO CONTILNET

gladsoncnh
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em pronunciamento, senador Gladson Cameli (PP-AC). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em pronunciamento, senador Gladson Cameli (PP-AC). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal está analisando o Projeto de Lei (PLS) 61/2016 , do senador Gladson Cameli (PP- AC). A proposta é ampliar a área de livre comércio, a Zona Franca Verde (ZFV), para a totalidade dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, que atualmente abrange somente a 20 km² das regiões.

“A Zona Franca vai proporcionar um grande impulso para o desenvolvimento do Acre. Vai fortalecer a economia do nosso estado, gerar emprego e renda para nossa população. Porém, precisamos ampliar a abrangência da ZFV, de forma que todas as empresas e indústrias instaladas nos municípios possam ser beneficiadas com os incentivos fiscais, esse é o objetivo do projeto que apresentei”, explicou Cameli.

De acordo com o parlamentar acriano, o limite de apenas 20 km² da área de livre comércio, estabelecido na Lei 11.898/2009 e regulamentada pelo  Decreto 8.597 no fim do ano passado, representa um obstáculo para as indústrias locais excluídas do perímetro delimitado pela Lei, pois elas não terão o conjunto de benefícios fiscais, como por exemplo o Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Nesta manhã de quarta-feira (30), o senador Cameli participa da audiência pública interativa que vai debater a implementação da Zona Franca Verde. A reunião será realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, os governadores e os presidentes do sistema Fecomércio dos estados da região Norte forma convidados.

Sair da versão mobile