A jovem Janaína do Nascimento, 21 anos, não resistiu à luta contra Porfiria, uma doença rara que altera enzimas relacionadas à hemoglobina e que causa alterações neurológicas, e faleceu nesta quinta-feira (10), no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Janaina lutava contra a doenã há seis meses, quando deu entrada no hospital de Feijó, onde foi submetida a uma cirurgia de apêndice. Após o ato cirúrgico, a jovem apresentou complicações e foi encaminhada ao Hospital do Juruá. Ao passar por mais exames, a paciente foi diagnostica com Porfiria.
Familiares e amigos realizaram diversos eventos beneficentes, na tentativa de arrecadar dinheiro para comprar o medicamento “Hematina”, produzido na Europa e Estados Unidos e que não é autorizado para comercialização no Brasil.
A família da jovem confirmou que a primeira dose do medicamento foi aplicada, e que aguardam a segunda, prevista para ainda essa semana.
“Eu confirmo que chegou esse remédio. Foi um empréstimo que veio de São Paulo, de um paciente de lá”, disse a tia da Jovem.
Segundo o assessoria do governo do Acre, apenas um laboratório, localizado na Alemanha, fabricaria o medicamento, que não é vendido no Brasil, o que inviabilizava a compra. Para conseguir trazer o produto, foi necessário realizar uma parceria com uma associação de portadores da doença, que cedeu os remédios.
Janaína estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Juruá há seis meses. Nos últimos dias, já com seu corpo todo paralisado, sofria rotineiramente com paradas cardíacas. Ela não resistiu e faleceu na quinta-feira.
Com informações do Acreaovivo e Rádio FM Feijó