
Conselheiro da OAB, Erick Venâncio
Doutor Erick, um acreano
Os acreanos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma (PT) estão cheios de orgulho por um advogado que nasceu na Maternidade Bàrbara Heliodora, em Rio Branco. Ele se chama Erick Venâncio do Nascimento, 36 anos. Conselheiro nacional da OAB, ele foi o relator do processo que culminou com a decisão da Ordem de pedir o afastamento da presidente petista. Essa postura da OAB também foi essencial para outro impeachment da História do Brasil: o de Fernando Collor, em 1992. “Mas nem todo mundo está tão orgulhoso assim de mim”, diz ele, modesto, e para se referir aos petistas que estão vomitando impropérios contra a OAB, chamando a entidade de golpista.
Fraco argumento
Formado em Direito pela Universidade de Marília (SP), Erick Nascimento teve seu relatório aprovado por 26 dos 27 conselheiros nacionais. O resultado dessa decisão da Ordem ferveu Brasília e apressou o rito do impeachment no Congresso Nacional. Ele reclama, mas aceita as reações. “É muito pobre esse argumento de ‘golpe’. Fico triste, principalmente, quando vejo um advogado usar esse subterfúgio de ‘golpe’. Isso é argumento para militante político”, diz ele.
Personagem importante
Caso aconteça o impeachment da presidente Dilma, o advogado acreano Erick Nascimento entra para a história como um personagem importante no processo, como outros conselheiros foram durante o do ex-presidente Collor. Erick ainda era um garoto à época, mas lembra da euforia de seu pai, o Armando Dantas, figura marcante do PMDB do Acre nas últimas quatro décadas. “Se o Armando tivesse vivo estaria muito orgulhoso do Erick, também, pela atuação dele nesse processo”, diz o dirigente do PMDB, Pádua Bruzugu.
Outra coisa
“Está todo mundo pensando uma coisa sobre o vice do Marcus Alexandre, mas vai ser outra”. Do vereador Ismael Muniz (PT), durante um culto numa congregação na igreja Assembleia de Deus de Madureira, no km 100 da Transacreana.
Vitima do selfie
Osmir Lima é uma das primeiras e mais conhecidas vítimas do diacho do selfie. Foi fazer fotos logo com o Eduardo Cunha.
Processo arquivado
Arquivaram o processo em que o prefeito Francisco Burica (PT), de Rodrigues Alves, é acusado de pagar mensalinho a vereadores. E quem fez a denúncia ainda teria ganhado um troquinho.
Graça da Transacreana
Mesmo tendo se filiado ao PT, onde precisa de um caminhão de votos para se eleger, a vereadora Graça da Baixada não desanima. Está “morando” na Transacreana, onde faz ponte, raspa atoleiro com trator e “ajeita” líderes das associações com o prefeito Marcus Alexandre (PT).
Governo bagunçado
Servidores das terceirizadas com salários atrasados, greve de médicos, hospitais sem remédio e sem médicos. OU seja: o governo Tião Viana (PT) não tem diferença do governo Dilma.
Em favor da Dilma
Mesmo sendo do PSB, o deputado federal César Messias não tem nenhuma moral para votar contra o PT, porque foi o partido que lhe deu guarida no Acre, mesmo depois de tê-lo chamado de “narcotraficante” nos tempos passados. Quem dizia isso agora há pouco à coluna era um deputado do próprio PT.
Infeliz
Prefeito de um importante município do Acre, Brasileia, Everaldo Gomes (PMDB) foi infeliz durante seu mandato. Além da manobra do PT para não deixa-lo asfaltar a avenida Marinho Monte, numa trama por trás de quem deveria estar a deputada Leila Galvão (PT), ele ainda foi contemporâneo de duas enchentes do rio Acre que encobriram quase toda a sua cidade.
Segura o playboy
Feliz é o Hedislande Gadelha, que tem em sua mão, como reféns, um governador, um senador, deputados federais, um deputado estadual e um pastor. Ninguém segura o playboy petista das redes sociais.
Pendor para executivo
“Nasci para ser executivo. Não sei se ainda disputo eleição”. Do vereador Marcelo Macedo (PT).
Homenagem
Na manhã desta quarta-feira a ex-deputada Antônia Lúcia (PR) foi homenageada pela Câmara Municipal de Rio Branco por meio de uma proposta do vereador Raimundo Vaz , que estará se filiando no partido dela.
Chances do PSD
Poucos partidos cresceram tanto quanto o PSD do senador Sérgio Petecão durante os últimos dois anos no Acre. Tanto que tem chapa forte de vereador em todos os municípios e pré-candidatos a prefeito em quase todos. Mais tem chances reais com dois: Rosimary Ferreira, em Epitaciolândia, e André Maia, no Quinari. Petecão, a rigor, concede entrevista coletiva, na próxima sexta-feira, na sede do partido, via Chico Mendes, em Rio Branco, onde vai falar, também, sobre a posição do PSD em relação ao impeachment da presidente Dilma.
Gozação
Comentário numa rede social mais que jocoso: o PT já pode processar o vice-presidente Michel Temer por abandono de incapaz.
Contato da coluna
Em caso de reclamação, pedido de direito de resposta e negociação com terras no Acre é só entrar em contato comigo. Celular: 9922-2118. E-mail: evandrocordeiro.acre@gmail.com.

