22 de abril de 2024

Paciente com doença rara está há mais de 6 meses aguardando medicamento do Estado

janainafeijo

Janaína Gomes está internada em Cruzeiro do Sul/Foto: Juruá Online

A jovem Janaína Gomes do Nascimento, de 21 anos, natural de Feijó, aguarda medicamentos para tratar de uma doença rara que afeta os órgãos internos: Pofiria Intermitente Aguda. Ela está internada Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital do Juruá há quase seis meses.

Sem acesso à medicação, a família da paciente chegou a entrar na justiça pedindo que o estado fornecesse o remédio gratuitamente. O problema é que a medicação é fabricada apenas por um laboratório na Alemanha e não tem autorização para ser comercializado no Brasil.

De acordo com Itamar de Sá, coordenador da Regional de Saúde do Vale do Juruá, Sesacre conseguiu ter acesso ao medicamento através de uma associação de portadores da doença, na cidade de São Paulo.

Outra paciente que também terá sua medicação fornecida pela Secretaria de Estado de Saúde será a jovem Gracilene Correia Menezes, moradora do bairro Arthur Maia, em Cruzeiro do Sul. A professora licenciada sofre há 11 anos com Lúpus e precisa de tratamento com o Micofenolato de Mofetila. O estado já chegou a fornecer o medicamento, mas desde agosto de 2015, mesmo com determinação judicial, o fornecimento foi suspendo. O caso foi noticiado pela ContilNet no mês passado.

Com informações do Juruá Online

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost