Paciente, família e médicos têm que se unir para vencer o câncer

imagesajuda

Foto: Reprodução

Receber a notícia do câncer é um momento importante na vida do paciente, mas não deve ser um trauma: a doença tem tratamento e é possível vencê-la com muita luta.

Como toda má notícia, o diagnóstico é absorvido em fases. Primeiro vem a negação, depois a revolta, a barganha — a pessoa espera que algo de bom aconteça para compensar –, a depressão — que não é a depressão clínica, mas uma tristeza profunda — até que, finalmente, vem a aceitação.

Aceitar logo o diagnóstico ajuda no tratamento. É como um barco: médicos, família e paciente precisam remar na mesma direção. O otimismo contagia o paciente, e essa confiança no sucesso do tratamento ajuda a obter os resultados.

Para estabelecer essa relação, o paciente precisa conversar com o médico e entender bem a doença. Quem escolhe o tratamento é o paciente, que precisa ser orientado em relação às vantagens e desvantagens de cada opção, principalmente os efeitos colaterais.

Também é importante não olhar para trás. Mesmo que o câncer tenha sido causado por alguma atitude como, por exemplo, fumar, não adianta se culpar. Por outro lado, vale a pena aproveitar para adotar um estilo de vida mais saudável.

PUBLICIDADE