25 de abril de 2024

Sena Itinerante: prefeitura atende mais de 1,2 mil moradores do Rio Iaco

As comunidades foram atendidas com a supervisão do prefeito Mano Rufino/Foto: Assessoria

As comunidades foram atendidas com a supervisão do prefeito Mano Rufino/Foto: Assessoria

O programa “Saúde Itinerante Municipal” deflagrado pela Prefeitura de Sena Madureira atendeu centenas de moradores de diversas comunidades do rio Iaco. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, odontólogo, vacinadores e demais profissionais da saúde passou 17 dias realizando as ações. Além dos atendimentos, a Prefeitura garantiu, ainda, a entrega de medicamentos aos ribeirinhos.

A comunidade Recife, distante mais de 7 horas de voadeira do porto de Sena Madureira foi uma das contempladas com o programa. Por lá, os atendimentos ocorreram durante todo o dia de sábado, concentrando inúmeros moradores. “Estava com meus netos doentes e enfrentando dificuldades para baixar pra cidade. Graças a Deus o prefeito destinou essa equipe pra cá e todos nós fomos bem atendidos”, comentou a ribeirinha Maria das Graças, moradora antiga da comunidade Recife.

Este outro morador, o senhor Antônio Barbosa, 68 anos, considera de fundamental importância o programa saúde itinerante municipal, pois segundo ele, evita gastos com o deslocamento até a zona urbana. “Muitas pessoas aqui vieram das colocações, dos centros dos seringais com até 9 horas de viagem. É muito importante a realização desses atendimentos na nossa comunidade, principalmente porque evita o deslocamento até a zona urbana que gera um alto custo”, destacou.

MANO RUFINO PASSA 13 DIAS NO RIO IACO E ACOMPANHA DE PERTO OS ATENDIMENTOS

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), acompanhou a viva-voz os atendimentos aos moradores do rio Iaco. Acompanhado da primeira-dama do município, Simone Matos, da secretária municipal de saúde, Jocilda Melo e demais integrantes da administração municipal, Rufino passou 13 dias visitando os ribeirinhos. “É sempre bom conversar com os ribeirinhos, ouvir a comunidade para saber como podemos melhorar na questão da saúde. Aqui, estamos vendo como o programa saúde itinerante é importante para quem mora na zona rural. Vivemos atualmente um momento de dificuldades, com a diminuição dos recursos, mesmo assim, todo o esforço foi feito para a realização desses atendimentos. É a prefeitura, com sua equipe de saúde, presente nas mais distantes comunidades do rio Iaco. Muito feliz com o desfecho dos atendimentos aos ribeirinhos”, salientou.

UNIDADE DE SAÚDE DA COMUNIDADE RECIFE RECEBE EQUIPAMENTOS

A administração do prefeito Mano Rufino construiu uma unidade de saúde em alvenaria na comunidade Recife, objetivando melhorar a questão dos atendimentos. Nessa empreitada do programa Saúde Itinerante, o prefeito também realizou a entrega de equipamentos à referida unidade. “Esse aparelhamento visa melhorar as ações dos profissionais da saúde bem como garantir um melhor atendimento aos ribeirinhos. Estamos otimizando os recursos para chegar com os benefícios a quem mais necessita”, salientou.

Rufino fez um agradecimento também a todos os profissionais da equipe de saúde que estiveram durante os 17 dias empenhados na ação, garantindo que o programa terá continuidade em outros locais. “Os atendimentos no rio Iaco foram extremamente satisfatórios. Nesse sentido, queremos agradecer os médicos, enfermeiros, vacinadores, dentista, enfim, toda a nossa equipe que esteve empenhada nessa ação. A meta é contemplar as comunidades dos outros rios e também da estradas e ramais. Com certeza o programa terá continuidade”, acrescentou.

O vereador Biléu do Incra que também acompanhou os atendimentos na comunidade Recife parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Sena Madureira, através do prefeito Mano Rufino. “É muito gratificante ver os ribeirinhos sendo atendidos e na mesma hora recebendo também os medicamentos. Trata-se de uma ação importantíssima, por isso, queremos parabenizar o prefeito Mano Rufino e toda sua equipe por essa ação”, destacou.

ALÉM DA SAÚDE, O ESPORTE: PREFEITO GARANTE A REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO DO IACO

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

A prática esportiva, notadamente o futebol de campo, é grande atrativo na zona rural. Para se ter uma idéia, junto com o programa saúde itinerante também foi realizado na comunidade Recife um torneio de futebol que contou com a participação de 19 equipes das mais variadas localidades.

Mano Rufino também esteve presente no torneio e atendendo um pedido dos desportistas garantiu que neste ano será realizado o campeonato do Iaco, envolvendo inúmeras comunidades. “A Prefeitura de Sena Madureira também está presente na área do esporte. Iremos realizar o campeonato do Iaco. Inicialmente os times irão jogar em suas próprias comunidades. O esporte garante a inclusão social das pessoas, além de garantir lazer e entretenimento”, mencionou.

No rio Iaco foram atendidas as seguintes localidades: Planeta, Nova Olinda, Santa Ana, Tabatinga, Porongaba, Novo destino, sacado, Santa Luzia, Silva Jardim, Porto Maia, Campo osório, Recife, São Pedro, Oriente, Novo São João, Palmeira, Santa Clara, Aral Novo, Santa Isabel, São João, São José, 7 de setembro e localidades vizinhas.

Ao todo, foram realizadas 1.146 consultas médicas, 169 extrações dentárias, 420 crianças vacinadas e 12 palestras sobre planejamento familiar.

Assessoria

As comunidades foram atendidas com a supervisão do prefeito Mano Rufino/Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost