Rio Branco tem o maior esgoto a céu aberto como principal ponto turístico, diz deputado

esgoto3

Esgoto corre no Parque da Maternidade

O deputado Éber Machado (PSDC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (Aleac) para tecer críticas à falta de saneamento básico em Rio Branco. Machado disse que um dos principais pontos turísticos da capital acreana é um esgoto a céu aberto, referindo-se ao Parque da Maternidade.

A declaração foi feita na semana passada, durante a sessão solene alusiva ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. A campanha da igreja católica objetiva conscientizar a sociedade e poder público para a importância de assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas.

De acordo com o parlamentar, o Parque da Maternidade, também chamado de Canal da Maternidade, recebe esgoto doméstico de centenas de residências localizadas ao longo de vários bairros, e é despejado in natura, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento nas águas do rio Acre.

Outro ponto questionado pelo parlamentar é que, no entorno do Parque, funcionam restaurantes de alto padrão, todos com alvará sanitário. Para o deputado, a concessão destes alvarás deve ser motivo de questionamento ante a proximidade a uma área com esgoto.

“O Canal é um verdadeiro esgoto a céu aberto, onde diariamente despeja dejetos de centenas de residências no leito do rio Acre. Em dias de chuva o odor que exala de lá e quase que insuportável e, sinceramente, não consigo entender como é que aqueles restaurantes, bares e lanchonetes conseguem alvará sanitário, se estão instalados ao lado do esgoto. Enquanto isso, os comerciantes mais humildes têm uma enorme dificuldade para conseguir a permissão para instalar seus negócios”, disse Machadado.

O deputado enfatizou, também, que o ponto constantemente propagado pelo governo estadual das suas ações sustentáveis é, na realidade, insustentável.

“Essa história de sustentabilidade não existe, como vai existir sustentabilidade ambiental se o povo sofre diariamente com a falta de saneamento básico, que é comprovadamente uma das principais causas do surgimento de várias doenças? Espero que depois dessa Campanha da Fraternidade tenhamos uma maior conscientização e uma maior atenção para essas questões”, defendeu.

esgoto

Canal da Marnidade, em Rio Branco

PUBLICIDADE