Rondônia sanciona lei e autoriza abate de cerca de 5 mil búfalos

Os búfalos serão abatidos/Foto: ContilNet

Os búfalos serão abatidos/Foto: ContilNet

Uma lei sancionada na última semana pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB),  causou polêmica. O projeto de lei prevê o abate de cerca de 5.000 búfalos que vivem na região do Vale do Guaporé, próxima à fronteira com a Bolívia.

A informação repercutiu em sites nacionais. Órgãos como a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia justificaram o projeto de lei como algo essencial para o “equilíbrio ecológico da região”.

Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Francisco de Sales, os animais comprometem seriamente a fauna e a flora da Reserva Biológica Guaporé. “Eles gostam de andar em áreas alagadas e isso prejudica demais a desova dos peixes e a aquicultura da região.”

O site Folha conta que, nos anos 1950, cerca de 60 búfalos foram levados da Ilha de Marajó até uma fazenda do Vale do Guaporé. Ao longo dos anos, a falta de controle sobre os animais resultou em uma explosão demográfica da espécie na área.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, mesmo lamentando a solução adotada, diz que o abate pode ser considerado uma forma adequada de se lidar com o problema, desde que seja realizado de acordo com determinados parâmetros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost