20 de abril de 2024

Sindmed denuncia falta de médicos em maternidade de Rio Branco

maternidade

“Que há falta de médico isso é fato e é a nível de Brasil”, disse gerente da maternidade/Foto: ContilNet

Uma denúncia feita pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) aponta a falta de profissionais na Maternidade Bárbara Heliodora. Recentemente, o setor de alto risco que deveria dispor de três médicos na linha de frente para o primeiro atendimento, encontra-se com apenas dois fazendo o atendimento, e um consultório estava sem médico. Com isso a fila de pacientes só aumenta, assim como o tempo de espera.

Segundo a gerente de Assistência, Ana Beatriz de Assis, esse é um problema enfrentado por todo o sistema de Saúde do Brasil, e não só so do Acre.

“Que há falta de médico isso é fato e é a nível de Brasil. Há esse desfalque pela não procura do profissional. Quanto aos médicos aprovados no concurso, existem regras, como por exemplo, se o governador chamar hoje, ainda assim não será contratação imediata, isso leva no mínimo 45 dias”, diz Ana Beatriz.

Ela explica ainda que, mesmo com o desfalque de profissionais, os atendimentos às pacientes estão sendo feitos de maneira adequada.

“Não procede a falta de médicos no consultório. Acontece que as consultas são programadas e agendadas, ou seja, temos médicos à disposição da maternidade. Porém, se não houver paciente marcada não terá médico no consultório”, afirma.

A denúncia aponta ainda que dois médicos ficam no centro cirúrgico e dão cobertura às intercorrências das enfermarias. Ou seja, uma cesárea precisa ser realizada com dois médicos, um como cirurgião e o outro como médico auxiliar. O Ministério da Saúde (MS) e os tribunais superiores entendem que um só médico não deve realizar uma cirurgia. É infração ética, com punição severa ao cirurgião, porque comete imperícia, negligência, colocando todas as pacientes em risco.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost