Ícone do site ContilNet Notícias

Tião Viana deve usar parte do empréstimo junto ao Bird para pagar fornecedores, diz colunista

Por Evandro Cordeiro

DEM disputa a eleição

Rodrigo Donald, presidente da Executiva Municipal do DEM, disse à coluna que o partido terá, inevitavelmente, candidato a prefeito de Rio Branco, mesmo que sua estrela, Tião Bocalom, seja impedida por algum motivo pessoal.

Vice

Fora uma candidatura majoritária, no máximo o DEM aceitará ser vice, numa chapa em que esteja na cabeça o ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB). Isso Bocalom declarou à coluna.

Fernando Lage

Fora a possibilidade de Tião Bocalom ser vice, o DEM será protagonista em outubro desse ano. Já prepara, inclusive, nomes para substituir Bocalom. O empresário Fernando Lage, primeiro suplente do senador Sérgio Petecão (PSD), que ingressou recentemente no DEM a convite pessoal de Bocalom, é uma das principais opções.

Tentativa de compra

“O Ilderlei foi atrás de nossos candidatos a vereador e ofereceu dinheiro a eles. Isso é um tipo de política ruim, ultrapassada”. Do advogado Rafael Dene (PSD), pré-candidato a vice-prefeito de Cruzeirodo Sul na chapa do PSDB, onde está na cabeça o ex-deputado federal Henrique Afonso.

Apronta e chora

Pior, segundo Rafael Dene, é que Ilderlei Cordeiro “apronta, depois vai chorar arrependido”, porque está apelando para ser prefeito de Cruzeiro do Sul. “Ele foi pedir perdão depois de cantar os candidatos a vereador de PSD e PSDB”, denuncia.

Outro apelo

Onde também se tem notícia de apelos para ganhar a eleição é no Quinari. O prefeito James Gomes (PP) tenta de tudo para emplacar seu candidato a prefeito, o empresário Jorge Catalan (PP), mas esbarra numa realidade, a de que seu pupilo é forasteiro em terras quinarienses. Catalan não sabe onde fica o Pirã de Rã.

Destaque acreano

Wiliandro Derze, meu colega jornalista, deu show em Brasília, no congresso nacional do PMDB, partido do qual é membro da juventude. Foi destaque, inclusive, quando fez um discurso envolvente, convocando a agremiação a cair fora da aliança com o PT. Foi aplaudido de pé. Wili pode ser um dos nomes do PMDB a disputar uma vaga na Câmara de Rio Branco.

Oposição fraca

Nos corredores da Assembleia Legislativa só se fala em saudade da oposição, quando esta tinha combativos parlamentares. Há umas duas legislaturas esse novo empréstimo que Tião Viana (PT) fez junto ao BIRD e as ameaças que fez a secretários pelo telefone estavam repercutindo fortemente no plenário e na tribuna.

Toma lá, dá cá

Um empresário me disse ontem que o governador Tião Viana (PT) vai aproveitar esse dinheiro do empréstimo para pagar parte do que deve a fornecedores exatamente por causa da aproximação das eleições. “Vamos receber alguma coisa, mas já vamos ser convocados a ajudar na campanha. Isso é como dois e dois são quatro”, afirmou.

Recuo do pessoal da boquinha

Depois da delação do senador Delcício Amaral (PT-RO), que derrubou a República petista, os próprios petistas do Acre, aqueles que defendem a boquinha na máquina estatal, deram uma recuada nas redes sociais. Já falam, inclusive, em não fazer o ato que tinham programado para a próxima sexta-feira em defesa de Lula e Dilma.

Oposição sem nome

Dirigentes de um dos partidos nanicos que ainda sonhou emplacar o vice de Marcus Alexandre (PT) disseram à coluna hoje de manhã que só não vão deixar a Frente Popular ainda porque na oposição “não há nome melhor que o de Marcus Alexandre”.

Se tá bom, deixa!

Lembro de uma frase do ex-deputado Narciso Mendes, segundo a qual, não adianta a oposição querer confrontar obras com o PT. Foram muitas em 18 anos. A única saída para a oposição é sair perguntando as pessoas se elas ainda estão satisfeitas com o PT. Apenas.

Estado seguro

Estão matando gente e assaltando de dia em Rio Branco, mas o governador Tião Viana (PT) disse em entrevista ontem que não conhece nenhum Estado mais seguro. Detalhe: ele mora no Ipê e tem 10 policiais a sua disposição 24h.

A bispa sai forte

Antônia Lúcia, ex-deputada federal e presidente do PR, deve reeleger uns dois prefeitos, dos cinco que resolveu apadrinhar. Em compensação, uns dois do grupo não verão nem a cor da chita nas eleições. Mesmo assim ela sai fortalecida do processo e credenciada para 2018.

Liguem

Direito de resposta, reclamações ou ainda se você quer comprar terras, me liga no 9922-2118. Se não conseguir, tem o e-mail evandrocordeiro.acre@gmail.com.

Sair da versão mobile