Ícone do site ContilNet Notícias

Após denúncia, direção do Instituto de Identificação diz que não falta material para a emissão de RGs

Por Alamara Barros, da Contilnet

Quantidade de carteiras de identidade/Foto: ContilNet

Quantidade de carteiras de identidade/Foto: ContilNet

Após algumas denúncias ao site ContilNet sobre a falta de material para confecção de carteiras de identidade (RG), o diretor do Instituto de Identificação, Sandro Bacelar, disse ter ocorrido um atraso de 20 dias nas emissões do documento, devido a modificações nas lâminas onde ele é produzido.

“No começo do ano houve uma mudança nas cédulas, ou seja, o fornecedor mudou. Agora os RGs tem como órgão de expedição a Secretaria de Estado da Polícia Civil, com isso, para não zerar as tiragens, durante vinte dias nós continuamos atendendo às prioridades, como pessoas que precisavam do documento para viajar”, explicou o diretor.

Ainda de acordo com Bacelar e pelas imagens registradas pelo site ContilNet, não procede a falta de material para a confecção do documento oficial de identidade. Segundo ele, são entregues na Central de Serviços Públicos (OCA), aproximadamente, 200 carteiras de identidade por dia.

Das denúncias

Sem o RG novo, eles ficaram impossibilitados de realizar uma viagem a tratamento de saúde/Foto: ContilNet

Dona Jovelina Lima de Oliveira, 79, procurou a reportagem alegando que desde o dia 10 de janeiro tenta tirar seu RG e do filho, Edir Lima de Oliveira. De acordo com ela, por falta de material para a confecção do documento isso não foi possível. Sem o RG novo, eles ficaram impossibilitados de realizar uma viagem a tratamento de saúde.

“Isso é um absurdo, eu preciso viajar com o meu filho a tratamento de saúde, mas como viajar sem documento? O meu RG é antigo, está ilegível e não é aceita mais em lugar nenhum. Voltei no final de março na OCA para saber se já tinha normalizado, mas os formulários continuam em falta. Eu sou uma pessoa idosa e doente, preciso ajeitar essa situação para poder viajar o quanto antes”, desabafou a aposentada.

O diretor informou que dona Jovelina deu entrada no pedido do documento somente no dia 12 de fevereiro, como consta na data de expedição, e que seis dias depois seu RG já estava disponível. “Deve ter havido alguma informação equivocada e iremos analisar se foi por parte dos nossos servidores, pois no sistema não há como editar a data a qual o cidadão deu entrada no documento. O RG de dona Jovelina e de Edir estão prontos desde o dia 26 de fevereiro, inclusive disponível na OCA”, completou o diretor do Instituto de Identificação.

Na OCA, o supervisor do setor de entrega dos registros de identidade, Walter Clay, falou sobre o acúmulo de documentos engavetados que os solicitantes não vão buscar.

“São muitas carteiras confeccionadas que as pessoas não vêm buscar, e isso tem um custo. Nesta semana chegamos a recolher RGs de 2007 a 2014, e enviamos de volta ao IML, porque não dá para ficar acumulando aqui. Já foram mais de três mil documentos recolhidos de pessoas que não vieram buscar”, explicou.

Sair da versão mobile