Bailarina catarinense Daniela Alves apresenta solo Direção Múltipla​, em Rio Branco

Ao todo serão 10 apresentações gratuitas na região Norte/Foto: Reprodução

Ao todo serão 10 apresentações gratuitas na região Norte/Foto: Reprodução

A bailarina Daniela Alves, de Florianópolis, se prepara para levar seu primeiro trabalho solo, Direção Múltipla, para cinco cidades da região Norte do Brasil até o final de setembro. A ​agenda começa nos dias 15 e 16, às 19h30, ​no SESC Rio Branco ​e segue para ​Porto Velho onde será exibida no SESC Porto Velho, 21 e 22 no mês de abril, ​as​ 20h.​

Esta será a primeira turnê do espetáculo, que estreou com seis apresentações em Florianópolis em 2014.

Na realidade, mais que um solo de dança contemporânea – ainda que Daniela seja efetivamente a única pessoa no palco – Direção Múltipla é um trabalho multicolaborativo concebido com a ajuda de uma ferramenta online chamada Direção Múltipla Virtual, utilizada de 2013 a 2014, onde a bailarina postava vídeos e contava com a intervenção de um grupo de mais de 200 participantes voluntários. A interação acontecia por meio de comentários, perguntas e sugestões acerca do experimento, que foram aproveitados e transformados em movimentos físicos para criar e gerar novos vídeos, ou seja, novas formas de dançar dentro do projeto, até a construção de uma dramaturgia singular que sustente um solo.

“O Direção Múltipla é um retorno à dança, e emergiu da estagnação provocada por uma série de tensões da vida. Depois de quase cinco anos longe dos palcos, o trabalho surgiu mesmo como ação emergencial. O corpo tinha necessidade de reinventar fisicamente suas próprias problemáticas, e tinha que ser fazendo uma dança”, destaca Daniela.

O projeto e cada um de seus experimentos têm como ponto de partida exatamente o corpo, e não temas previamente estabelecidos ou assuntos específicos a serem abordados. A partir dos movimentos, cria-se a relação com o público, que por meio da ferramenta deixa de ser apenas espectador para ser membro atuante da criação.”O resultado deste processo é um trabalho que fala de resistência para lidar com forças opostas sem estagnar, uma resistência que não preza por ir contra, mas que tenta encontrar brechas dentro do estado de tensão para que haja fluidez, por meio de flexibilidade. Para resistir, é preciso se mover, é preciso ceder, assumir breves desistências, mas nunca desistir”, descreve a bailarina.

Além dos colaboradores virtuais – um grupo heterogêneo formado por pessoas de diversas áreas profissionais -, quatro diretores dirigem diferentes etapas do processo com o objetivo de dar mais consistência ao trabalho. Ao todo serão 10 apresentações gratuitas na região Norte, duas em cada cidade, viabilizadas pelo prêmio Klauss Vianna da Funarte.​ A entrada é franca.​

Oficina demonstrativa

Além das apresentações do solo, Daniela Alves irá ministrar pela primeira vez uma série de oficinas teórico-práticas em torno dos conceitos abordados pelo Direção Múltipla. As oficinas têm quatro horas de duração, são gratuitas e ocorrem nas localidades pelas quais o espetáculo passará, na região Norte.

O objetivo da atividade é convidar os participantes a experimentar no corpo os diversos princípios de movimentação testados pela bailarina ao longo do processo criativo e, ao mesmo tempo, demonstrar parte da pesquisa e a movimentação que surge a partir dos comentários dos colaboradores virtuais e diretores convidados. Nos intervalos da atividade serão exibidos alguns dos vídeos do projeto e haverá espaço para bate-papo entre Daniela Alves e os participantes.

A oficina é destinada ao público em geral, desde que com um mínimo de experiência em práticas corporais voltadas para a dança.

As inscrições são ​gratuitas e ​limitadas e podem ser feitas pelo email oficinadirecaomultipla@gmail.com, colocar no assunto o nome da cidade de interesse.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bailarina catarinense Daniela Alves apresenta solo Direção Múltipla​, em Rio Branco