O senador Sérgio Petecão (PSD) afirmou na manhã desta quarta-feira (20) que abriu mão da tese de que seria interessante para a oposição ter várias candidaturas na disputa pela Prefeitura de Rio Branco. Petecão diz acreditar que candidatura única aumenta as chances da oposição eleger o próximo prefeito da capital, e colocar fim ao tempo do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente da prefeitura.
Petecão, que em outras ocasiões já defendeu a pulverização de candidaturas da oposição como estratégia para derrotar o PT, afirma que defende que os partidos oposicionistas se afinem cada vez mais para escolher um único nome para liderar à disputa. “Eu mesmo já defendi múltiplas candidaturas, mas esse momento é diferente e não podemos mais errar”, disse.
Bancando o diplomata, Petecão avalia que é preciso exaurir o diálogo entre os partidos para determinar a escolha certa do nome que irá encabeçar a disputa. “Estamos e iremos continuar conversando para que possamos formar a chapa ideal”, diz.
O caminho do diálogo e da possível unidade é o mesmo escolhido pelo presidente estadual do PSDB, deputado federal Wherles Rocha. “Nosso rival é o PT, e não estamos disputando entre nós. Acreditamos no dialogo.”
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), apontada como favorita na disputa municipal, afirma que, embora defenda a unidade do bloco, todos os partidos têm o “legitimo direito de indicar os próprios candidatos”.