
Segundo dados da Polícia Militar, cerca de 1,2 mil pessoas estiveram presente no ato
Apresentações artísticas e culturais, debates e panfletagens, além de muito discurso em favor da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment marcaram o ‘Ato Pela Democracia’ organizado pela Frente Brasil Popular (FBP), que reuniu partidos políticos, entidades representativas de classe, associações, sindicatos e entidade ligadas aos movimentos sociais e culturais do Acre, entre outros.
A manifestação denuncia o que os organizadores chamam de “processo ilegal de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff”, que será votado no domingo (17) pelo plenário da Câmara dos Deputados. De acordo com a Frente Brasil Popular, que coordena os atos em defesa da democracia no Acre e no restante do Brasil, pelo menos 39 cidades realizaram atos na tarde desta sexta (15).
Em Rio Branco, o protesto aconteceu na praça do Novo Mercado Velho, com várias apresentações artísticas e culturais, músicas e manifestações populares em favor da democracia, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ato Pela Democracia teve início às 17h e seguiu até as 22h. Segundo os organizadores, pouco mais de três mil pessoas participaram do evento. Segundo dados da Polícia Militar, cerca de 1,2 mil pessoas estiveram presente no ato.
Militantes apoiam presidente Dilma
O presidente do Partido dos Trabalhadores no Acre (PT-AC), Ermício Sena, disse que este foi um ato em favor da democracia e contra o “golpe que vem sendo arquitetado pelo PMDB e PSDB”.
“Este é mais um ato que vem sendo realizado durante alguns meses para conscientizar as pessoas do golpe que está sendo implantado neste país, uma manobra arquitetada por aqueles que perderam a eleição e não aceitaram a decisão popular, que reelegeu a presidente Dilma. Nós temos um processo de impeachment em curso que chamamos de golpe porque, apesar do impeachment estar garantido na Constituição. Entretanto, a forma como vem sendo feito, sem qualquer crime de responsabilidade da presidenta, é um processo político conduzido por um canalha, ladrão, um confesso larápio do dinheiro publico que é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Estamos aqui muito felizes porque a sociedade entendeu. O povo pressionou e os deputados entenderam e já temos votos suficientes para barrar esse processo de impeachment, já ganhamos o primeiro turno, vencemos o segundo e, agora, vamos vencer o terceiro”, disse o presidente do PT.
Marcus Alexandre anuncia apoio a presidente Dilma/Foto: Secom
Já o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, enfatizou o momento político que vive o Brasil, pedindo lucidez aos deputados que irão participar do processo de votação do impeachment, destacando que o ato é em defesa da democracia e em respeito à vontade popular, pedindo que todos orem pela conciliação e união nacional, para que possam olhar para o futuro com esperança.
“O momento é muito especial, um momento delicado que o Brasil está vivendo. Vamos ter uma votação domingo que vai mudar a história do país, e a gente espera muita lucidez de todos que vão participar desse processo. A nossa defesa é a defesa pela democracia, a defesa pelo respeito à vontade popular de uma eleição que tivemos em 2014, vamos aguardar, vamos orar para que o Brasil encontre o melhor caminho, para que as lideranças maiores sejam lideranças da conciliação, da união nacional e não o contrário. O ato aqui é o ato em defesa da democracia, para que a gente possa olhar para o futuro com esperança. O momento é de muita apreensão, ainda não sabemos o resultado, mas temos que apontar para o caminho da esperança de um país do tamanho do Brasil”, comentou Marcus Alexandre.
Jorge Viana também participou de ato
