Lula, Tião e Jorge
Os irmãos Tião e Jorge Viana, governador e senador pelo Acre, respectivamente, ambos do PT, entraram na mesma onda do ex-presidente Lula (PT), perdendo a noção do limite. Juntos, acham que estão acima da lei, segundo o médico e ex-vereador Carlos Beirute, que lidera no Acre um dos partidos recém-saído da base do governo Dilma (PT), o PR.
Sem noção
Carlos Beirute explica como se dá essa falta de noção do limite: “É que as pessoas ficam muito tempo no poder aí acham que podem tudo, ignoram as regras. O Lula, mesmo acuado pelo Ministério Público, por exemplo, ainda não saiu do salto. O Tião e o Jorge são a mesma coisa”.
PR com a oposição
Além de ter sido vereador por Rio Branco, Carlos Beirute foi secretário de Saúde e atualmente comanda o PR, partido cujo fim, nessas eleições, será disputar a prefeitura com o vereador Raimundo Vaz na cabeça de chapa, ou, no mínimo, figurar como vice numa coalizão de partidos da oposição.
Voto das crianças
Assessor de imprensa da prefeitura do Quinari e do candidato do prefeito James Gomes (PP), Jorge Catalão, meu colega Gilberto Moura aloprou em seu blog. Postou uma foto do dito candidato com criancinhas lhe cercando e tascou a seguinte legenda: “As crianças aderem à candidatura de Jorge Catalão”.
Foto histórica
Esses dias vi no Facebook uma foto da BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, nos idos de 1980. O interessante da imagem, no entanto, é uma D20 atolada e as duas figuras que empurravam a caminhonete: Flaviano Melo, então candidato a governador, e Edilson Cadaxo, engenheiro recém-formado. Guardei a foto para minha futura obra literária, por enquanto apenas em forma de ideia.
Olhos de lince do Pádua
Pádua Bruzugu, experiente dirigente político no Acre, me mostrou fotos de um Camaro amarelo, carro mais caro dentre os de passeio que rodam pelas esburacadas ruas de Rio Branco, na garagem de uma casa na Cidade do Povo, bairro ainda em construção pelo governo, e foi logo explicando: “Evandro, o cara conseguiu uma casa para a amante e foi lá faturar”.
Foi o jeito concordar com o Padinha.
Idiossincrasia
Jorge Viana (PT) disse ao meu colega Luis Carlos Moreira Jorge que Michel Temer (PMDB) concentrará poder demais ao ter em sua linha sucessória Renan Calheiros no Senado e Eduardo Cunha na Câmara.
Logo Jorge Viana reclamar de concentração de poder.
Nabor nunca mais
Jorge Viana, a rigor, juntou suas figuraças da política do Acre em sua revista “O Acre no Senado”, por meio de entrevistas: Wildy Viana, seu pai, e Nabor Júnior, ex-senador, aquele mesmo contra o qual o próprio Viana patrocinou a campanha do “Nabor nunca mais”.
O tempo é mesmo o ministro da morte, como diria Machado de Assis.
Bem na frente
Tanísio de Sá, do PMDB, dispara léguas em Manuel Urbano, segundo os números que acabei de ver. Lá é melhor as oposições se juntarem em torno dele.
Time da zona rural
André Maia (PSD) está montando um timaço para “invadir” a zona rural em Senador Guiomard, única região do município onde ele não voa baixo, na disputa pela prefeitura. No time, nomes pesados do Incra.
Nome na agulha
Raimundo Sabonete, ex-superintendente do Incra no Acre e depois diretor nacional, sonha voltar para o Acre e disputar uma eleição. Tem bagagem para disputar um governo.
Cangica e pamonha
Louro Marques (PT), deputado estadual e presidente do Rio Branco Futebol Clube, aparece na televisão convidando para o próximo do time pela Copa do Brasil e provocou um telespectador que lhe assistia durante o almoço, na mesa ao lado da minha: “Deve estar dando de comer aos jogadores pamonha e cangica”.
Jogo amanhã
O Rio Branco enfrenta o Galvez, também do Acre, nesta quarta-feira, 27, pela Copa do Brasil, às 19h30, no Arena da Floresta.
Acima da lei
Essas prisões ocorridas hoje de figuras importantes da secretaria de Habitação do governo do Acre é o exemplo mais acabado do quanto é perigoso a longevidade no poder. Por mais que o sujeito seja um dos menores cargos comissionados ele se acha acima da lei.
Negocio terreno
Negocio dois terrenos grandes na avenida Marinho Monte, em Brasileia. Meu contato: 9922-2118 e e-mail [email protected].