O curso de Odontologia da Uninorte está entre os melhores do Brasil. Classificado com nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso conta com infraestrutura completa que abrange desde laboratórios à Clínica Escola e corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas. Desde 2009, a Clínica Escola de Odontologia da Uninorte presta serviço à comunidade enquanto acompanha o desempenho prático dos acadêmicos. Segundo a instituição, mais de mil alunos já passaram pela Clínica Escola e bem mais de 10 mil atendimentos são realizados por semestre.
Com o objetivo de preparar profissionais competentes a atuar na promoção e proteção à saúde bucal, recuperação e reabilitação com foco na integralidade da atenção, no nível individual e coletivo, a Uninorte, por meio do curso de Odontologia, capacita seus acadêmicos desde o primeiro semestre do curso através de aulas práticas em laboratórios. De acordo com a mestre em Patologia Oral e coordenadora do curso de Odontologia da Uninorte, Maria do Carmo Moreira de Miranda, o acadêmico tem contato com a prática desde o primeiro semestre. “No primeiro período as disciplinas práticas ocorrem em variados ambientes: nos laboratórios básicos, nos específicos, nas Clínicas bem como espaços extramuros, que coloca nossos alunos diretamente nos locais de assistência”, ressalta a coordenadora.
Além de laboratórios para aula prática, o curso conta ainda com a Clínica Escola de Odontologia que oferece atendimento em diversas áreas de forma gratuita a comunidade. “Nossa instituição sabe que a busca por atendimento odontológico é muito grande, e levando em conta as diversas áreas odontológicas que proporcionamos como dentística (próteses e restaurações), periodontia (tratamento relacionados às gengivas), restaurações, endodontia (tratamentos de canal), temos um grande número de pacientes. A Clínica Escola também oferece tratamentos de acordo com as faixas etárias de idade, onde presta atendimento infantil, juvenil, para idosos e ainda pacientes especiais”, afirma a coordenadora.
O processo de conhecimento não para na graduação. A Clínica Escola de Odontologia da Uninorte ainda promove a especialização dos alunos formados em Odontologia. Para esses profissionais, a Uninorte oferece uma visão mais abrangente da formação através de seus cursos de pós-graduação. E 90% dos participantes são cirurgiões dentistas formados pela Uninorte. “Endodontia (ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa “nervo” e da raiz do dente) e Ortodontia (especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada) são algumas áreas da Odontologia que, também são abordados com o cirurgião dentista graduado aqui na Clínica”, explica Maria do Carmo.
Para a diretora acadêmica, Vanessa Igami, a maior preocupação da instituição é formar profissionais de excelência aptos a atuar no mercado de trabalho conforme as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), mas não só isso, “é também atender as necessidades locais e regionais,” garante.
Além de aulas práticas e de estágios na Clínica Escola, a partir do 3° período os acadêmicos tem a oportunidade de desenvolver atividades de prevenção e de promoção à saúde bucal através do projeto ‘Odontologia na Comunidade’, desenvolvido e supervisionado por professores da Uninorte.
Inovando e evoluindo a todo tempo, a Uninorte é a maior rede de conhecimento formada no Acre e busca, como prioridade, oferecer o melhor em ensino teórico e prático para seus alunos.