Ícone do site ContilNet Notícias

Paciente de Xapuri com câncer precisa ser transferido para Rio Branco, mas falta leito

Por Alamara Barros, da ContilNet

paciente

Paciente aguarda desocupar leitos no Hospital do Câncer para poder ser transferido/Foto: cedida

José Maria da Silva é trabalhador rural em Xapuri e se submeteu a uma cirurgia de vesícula há treze dias na Bolívia. Durante o procedimento, o médico percebeu um caroço no estômago do paciente, e solicitou uma biópsia. Na última segunda-feira (25), o resultado confirmou um câncer. Há doze dias José se encontra internado no Hospital de Xapuri, em estado grave e se alimentando por sonda.

Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Deuzuite da Silva, ela está tentando transferir o paciente para o Hospital do Câncer em Rio Branco, mas por falta de leito isso não foi possível.

”É um absurdo, o paciente já voltou da cirurgia na Bolívia bastante debilitado, e agora com um câncer confirmado. Ele precisa urgente de um tratamento em Rio Branco e ninguém consegue um leito para este homem. Hoje de manhã uma ambulância veio buscar uma grávida porque era prioridade. O caso dele não é? Só vão fazer algo quando ele morrer? O estado dele é muito grave e não queriam autorizar nem a ambulância para buscá-lo”, diz a sindicalista.

José da Silva é morador da Reserva Extrativista Chico Mendes. No início de abril esteve internado no Huerb (Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco) para fazer exames pré-cirúrgicos. Afirmando não ter tido assistência dentro do hospital enquanto esperava o resultado dos exames para a cirurgia de vesícula, o paciente retornou a Xapuri. Com a ajuda financeira de amigos, realizou a cirurgia na Bolívia, onde foi descoberto também o câncer de estômago.

docuemntos

José da Silva é morador da Reserva Extrativista Chico Mendes

Sair da versão mobile