Ícone do site ContilNet Notícias

Vereadora apresenta projeto de lei que concede beneficio para usuárias do transporte coletivo

Por Gina Menezes, da Contilnet

Passagem de ônibus em Rio Branco deve chegar a R$ 3

Vereadora Lene PEtecão (PSD)

Vereadora Lene Petecão (PSD)

Na última semana, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, por ampla maioria, o Projeto de Lei 8/2016m de autoria da vereadora Lene Petecão (PSD), que estabelece beneficio para embarque/desembarque de mulheres, idosos e deficientes no período noturno, no transporte coletivo da capital.

De acordo com a autora do projeto, a lei serve para garantir mais segurança para as mulheres, idosos e deficientes que utilizam transporte coletivo à noite, e que muitas vezes são obrigadas, por força das circunstancias, a esperar longamente em locais vazios, ermos e ficando, portanto, sujeitas a toda sorte de violência. “Este projeto de lei tem carácter especialmente preventivo e protetivo. Se aprovado, funcionará como medida de proteção às mulheres, idosos e portadores de deficiências. Esta categoria de pessoas tidas como “público alvo”, como as “mais vulneráveis” e historicamente mais sujeitas a crimes de violência sexual, assaltos, abusos e crimes em geral”, diz.

Na justificativa do PL apresentado à Mesa Diretora da Câmara de Rio Branco, Lene frisou que projetos semelhantes foram aprovados em capitais como São Paulo e em cidades do interior do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

O benefício, de embarque/desembarque em qualquer local onde seja permitido estacionamento e não apenas nas paradas de ônibus pré-estabelecidas, não irá alterar o percurso normal do veiculo na linha, e nem irá ocasionar atrasos, é o que defende a autora do projeto.

Sair da versão mobile