Ícone do site ContilNet Notícias

Vídeo: via no Rui Lino tem obras do Ruas do Povo esquecidas, e moradores sofrem com lama

Por Alamara Barros, da Contilnet

ruaruilinovideo

A rua Amor, localizada no Conjunto Rui Lino II, próximo a escola infantil Terezinha Kalume, parece mais um ramal pela falta de infraestrutura e pavimentação do que uma via urbana. Além disso, estão cheias de buracos e lixo jogado por toda parte da via. Segundo Lorena Rodrigues, moradora há sete anos do conjunto, depois dos serviços do programa Ruas do Povo a situação ficou pior.

“Em novembro eles colocaram a tubulação e nunca mais voltaram. A rua ficou cheia de buracos, carros atolando e os bandidos aproveitam que não há trafegabilidade no local para roubarem as residências”, diz ela.

Ruas ficam intrafegáveis durante o período chuvoso

A não conclusão das obras pelo Ruas do Povo afetou a todos os moradores das adjacências. De acordo com Lorena, quando chove o Módulo de Saúde do bairro, que fica às margens da rua Amor, não abre para atendimento.

“Em dias chuvosos o posto não abre porque os funcionários não vão trabalhar, pois não têm como andar pela rua nem de carro, o que dirá a pé. Vivemos isolados, e antes mesmo das eleições o atual prefeito Marcus Alexandre já andava por aqui pedindo votos e prometendo fazer a rua, mas não passou de promessa”, desabafou.

Durante período chuvoso rua fica intrafegável

O Depasa (Departamento de Pavimentação e Saneamento) emitiu uma nota informando que a área de intervenção é bastante complexa, com espaços planos e de grande extensão, forçando o projeto a propor uma diversificação de estratégias com soluções de engenharia aplicadas à realidade local, e que uma obra dessa magnitude causa muitos transtornos durante a execução. Porém, segundo os moradores, as obras estão paradas desde novembro de 2015.

Crianças e estudantes moradores daquela rua também são constantemente prejudicados pela falta de infraestrutura. No período de chuvas acabam perdendo aula por não conseguirem nem sair de casa, com o barro na calçada.

De acordo com o diretor do Depasa, Anderson Mariano, “o programa Ruas do Povo está realizando intervenção em aproximadamente 30 ruas. Estão sendo investidos R$ 7,7 milhões e aproximadamente 5 mil pessoas estão sendo beneficiadas com as obras de infraestrutura”.

Ele diz ainda que atualmente as obras no Rui Lino estão paralisadas em decorrência do período do inverno amazônico, e que serão retomadas no verão

Sair da versão mobile