19 de abril de 2024

Ancine vai financiar coproduções entre Brasil e Chile

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital de Coprodução Chile-Brasil, promovido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), em parceira com o Conselho Nacional da Cultura e das Artes do Chile. O projeto tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e aumentar a presença do cinema brasileiro no mercado externo.

A Ancine vai selecionar, por meio de uma chamada pública, um projeto de longa-metragem, de ficção, documentário ou animação, apresentado por produtora brasileira independente que participe como coprodutora minoritária da obra. Ao mesmo tempo, será realizado um concurso semelhante no Chile destinado à seleção e à concessão de apoio financeiro a um projeto de obra cinematográfica. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos equivalentes a 100 mil dólares.

Os concorrentes podem inscrever projetos que estejam em qualquer etapa de desenvolvimento ou de pré-produção, desde que as filmagens da obra ainda não tenham sido iniciadas. Também estão proibidas as inscrições de projetos que estejam concorrendo nas chamadas públicas do FSA destinadas ao desenvolvimento de projetos ou no Edital de Coprodução América Latina.

Critérios de seleção

Os inscritos devem justificar à banca julgadora a relevância do projeto para a integração entre as indústrias cinematográficas do Brasil e do Chile. O regulamento do concurso, o formulário e a documentação necessária para a inscrição podem ser acessadas no site da Ancine.

Programa Brasil de Todas as Telas

O programa foi lançado em julho de 2014 para apoiar a expansão do mercado e a universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras.

No primeiro ano do programa, 306 longas-metragens e 433 séries ou telefilmes foram apoiados e rendeu a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do País e garantiu o desenvolvimento de 620 novos projetos de obras audiovisuais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost