23 de abril de 2024

Em Santa Rosa do Purus, Conselho Tutelar está sem telefone, internet, carro e com salário atrasado

Muito difícil

A situação do Conselho Tutelar em Santa Rosa do Purus é crítica. Se não bastasse dois meses de salário atrasado, os conselheiros têm que sair para cumprir as ocorrências a pé. Muitas vezes eles saem de suas casas na madrugada, enfrentando todo o perigo nas escuras ruas da cidade. O carro da unidade está sem combustível a mais de um mês, a internet não funciona e o telefone que atende as denúncias está cortado.

rivelinoEsborrou

Já passou da hora do Ministério Público Estadual verificar esta situação, assim como outras irregularidades que vem ocorrendo na prefeitura de Santa Rosa do Purus. O prefeito Rivelino Mota (foto) não engana mais ninguém com aquela cara de coitadinho.

Faltosos

Muito estranho, a frequência cada dia menor de alguns vereadores nas sessões da Câmara de Sena Madureira. A Casa onde se discute e decide, e por muitas vezes, os destinos do município, tem registrado as faltas dos nobres parlamentes, que ganham um bom salário para ir ao local apenas uma vez na semana.

Análise

Um servidor público ou funcionário de empresa privadas, são obrigados a trabalhar oito horas por dia sob pena de terem seus pontos cortados. Já um vereador tem que ir à Câmara, obrigatoriamente, apenas uma vez na semana, onde permanece por duas horas, que somam oito horas no mês. E ainda se dão ao luxo de faltarem às sessões!

Críticas

A internauta Letícia Rosella Henrique criticou os parlamentares senamadureirense, em sua página no Facebook. “Desde o início do ano meu pai vem acompanhando a falta de compromisso dos vereadores de Sena com a população. Até hoje nunca compareceram os 13 vereadores nas sessões, sendo que é uma vez por semana. Hoje por exemplo foram 7 (Mastro, Bileu, Jair, Alex, Caju, Josandro e o Tom). Ele disse que não se conforma, pois tem 29 anos de banco do brasil e só tem 3 faltas pq estava com catapora (doença contagiosa)”.

Oposição perde

O empresário Hélio Guedes Guedes, uma das lideranças políticas mais fortes de Santa Rosa do Purus desistiu de disputar as eleições no município. Mas garantiu à coluna que irá apoiar o melhor nome a ser lançado pela oposição para disputar a prefeitura.

Ex-pilar de Rivelino

Guedes foi um dos pilares mais fortes na eleição do atual prefeito Rivelino Mota (PR), que perdeu muitos aliados, incluindo o próprio Hélio, e hoje encontra dificuldades para se reeleger. Rivelino é aquele tipo ingrato, que usa os parceiros para se dar bem e depois some no bredo.

Vontade de ser prefeito

Em Santa Rosa do Purus já somam seis, os nomes que querem disputar a prefeitura nas eleições deste ano: Valdemar Moura (PP) Assis Moura (PRP), Geovana de Matos (PRB  ), Ediceu Veríssimo (PT), Paulo  Lopes Kaxinawa e Rivelino Mota.

Nacional

São vários acontecimentos que nos deixam perplexos com a política nacional. E nessa turbulência da política nacional, esse colunista fica observando a mudanças. E por falar em mudanças, os cargos federais em Sena Madureira estão em jogo.

Caladinhos

Os rolos que existem dentro de um sindicato em Sena Madureira são mais compridos que tripa de bodó. Quando a sujeira vier a tona muita gente poderá se complicar. Os dirigentes, bem espertos, pensam que ninguém sabe o que andam aprontando, e o que já aprontaram.

Madureira

As autoridades do município deveriam olhar com mais carinho para times como o Madureira, um dos melhores do Acre. Este ano a equipe pode ficar fora do estadual de futebol por falta de apoio financeiro. Além das instituições como a prefeitura e o governo do estado, os empresários poderiam colaborar.

Insistência

Os petistas continuam dizendo que o afastamento da presidente Dilma Rousseff foi um golpe articulado pela oposição.

Golpe

Golpe a substituta de Lula deu em nós, na nossa nação, disse o vereador Jair Alves (PSDB), em uso da tribuna na última sessão dos vereadores, retratando os acontecimentos da política nacional.

Ruas do Povo

“O programa Ruas do Povo foi uma lavagem de dinheiro e muitas delas não dão para trafegar”. A ase é do vereador Jair Alves (PSDB) que criticou a qualidade das obras construídas pelo governo estadual.

Toinha Viera

A pré-candidata Toinha Viera (PSDB) é umas das referencias políticas mais comentadas por populares e políticos. Em oitos meses a frente da prefeitura de Sena Madureira a ex-prefeita sanou dívida de salários atrasados e deixou recursos nos cofres em sua administração.

Nome preparado

O vereador Raimundo Sales (PV) falou na sessão desta terça-feira (10) sobre as dificuldades que o município vem enfrentando.  O parlamentar destacou a pré-candidata Charlene Lima (PV) como o nome com mais condições para reconstruir Sena Madureira. “Charlene é ficha limpa e um dos nomes mais preparados, tenho certeza que como prefeita poderá fazer muito pelo nosso sofrido município”, disse.

Luz para poucos

Segundo o discurso do vereador Tom (PV), o programa “Luz para Todos” tem sido alvo de reclamações das famílias que sonham com a energia elétrica em suas residências. Com poucas equipes empenhadas na distribuição da eletricidade, as famílias estão desacreditadas de que a energia elétrica possa chegar às suas moradias. “O povo do interior não acredita mais nesse programa”, critica.

manoNa marcha dos prefeitos

“O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), participa desde á última segunda-feira, 9, da XIX Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios que acontece em Brasília. Trata-se do maior evento municipalista da América Latina que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes do governo federal”, destacou o portal ContilNet nesta terça-feira (10).

Muita luta

Mano Rufino, como muitos prefeitos do país, tem enfrentado grandes dificuldades para administrar. O governo de Dilma Rousseff foi o mais cruel da história com esses gestores que, vítimas da grave crise econômica, têm enfrentado toneladas de críticas.

Saúde zero

Com a forte crise que se instalou no país atingindo todos os setores, em Sena Madureira os problemas na saúde pública se agravam sem o governo do estado mover uma palha. Os investimentos que chegam aqui são quase zero.

Saúde zero I

O vereador Caju Diniz disse que o único “investimento” que o governo tem enviado para Sena com muita frequência é o programa Álcool Zero, que apesar de ser um dos melhores já lançados no país, tem como uma de suas finalidades, tirar dinheiro do bolso da população.

Multas

“A única finalidade do Álcool Zero no município é arrecadar dinheiro”, disparou o vereador Alex Sales (PV) no uso da tribuna. E arrematou: “Gostaria que o governador montasse uma megaoperação dessas na área da Saúde, e também entregasse com agilidade as quatrocentas carteiras de identidades atrasadas”.Violência continua

As ruas escuras tem sido um prato cheio para os assaltos no município. Na maioria das vezes, as vítimas são estudantes do período noturno.

Cabra danado

Se as paredes de um determinado motel falassem, não sobrariam pedra sobre pedra na casa de um político aqui do município. O cabra é danado, mas pode se dá muito mal se as traquinagens forem descobertas por sua digníssima.

Incra

Segundo o vereador Biléu do Incra, um reunião realizada na sede no município informou um repasse de R$ 15 milhões para o Estado, que serão aplicados no programa de infraestrutura de ramais.

Recursos

Biléu disse que os recursos são superiores ao do ano passado. Com mais recursos para as operações de aberturas dos ramais, a população da zona rural cria maior expectativa para escoar seus produtos para a cidade.

Ale Araújo

Com fama de ignorante e arrogante, o atual prefeito de Manoel Urbano, Ale Araujo (PR), já começou as suas articulações para tentar uma possível reeleição no município. Sem a benção e alianças da cúpula petista estadual, o atual prefeito busca apoio nas tradicionais famílias e em novas parcerias.

Aparece mal

Na preferência popular Ale Araújo não agrada a população com sua administração.  Entre os cincos pré-candidatos a prefeitura do município de Manoel Urbano, o atual prefeito não aparece entre os três nomes mais citados por populares nas últimas pesquisas.

Tanízio Sá

Ainda é cedo para comemorar, mas a população de Manoel Urbano mostra que Tanízio Sá (PMDB), é liderança absoluta entre os pré-candidatos lançados para assumir a prefeitura de Manoel Urbano.

Na luta

O pré-candidato pelo PMDB Tanízio Sá tem um carinho e carisma pela população que só aumento a cada dia. Não precisa nem fazer uma pesquisa de opinião pública para perceber isso.

Evandro Cordeiro

Quero agradecer ao amigo e colunista Evandro Cordeiro pelo carinho com essa coluna em sua última atualização no Portal ContilNet. Obrigado pelo apoio, e você é uma das minhas inspirações para trilhar nesse caminho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost