22 de abril de 2024

Exagero ou bom senso: precisa esterilizar a mamadeira sempre?

mamadeira_bebeExagero!

É claro que toda mãe tem medo de contaminações, mas a recomendação dos pediatras é que a esterilização de bicos e mamadeiras nunca é necessária.

NUNCA MESMO?

Pode riscar o esterilizador do enxoval. “Ele é desnecessário. Água e sabão são suficientes para limpar”, garante Tadeu Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

IH, CAIU!

O mordedor, a chupeta ou a mamadeira foi para o chão? Basta lavar com água e sabão. A criança foi mais rápida e pôs na boca? Não precisa se desesperar. Segundo os pediatras, isso não vai deixá-la doente se acontecer uma vez ou outra.

NEM PENSAR!

A chupeta caiu no chão, basta lamber e está limpa? Péssima ideia. “Isso leva bactérias de cárie da boca do adulto para a da criança”, alerta Fernandes. Na falta de torneira por perto, melhor dar uma reserva.

“VITAMINA S”

Os pediatras dizem que, hoje, as crianças estão muito protegidas do contato com bactérias do dia a dia, o que tem aumentado a incidência de doenças alérgicas e autoimunes. “No passado, mais crianças nasciam de parto normal, então, já tinham contato com bactérias da flora vaginal da mãe. Elas cresciam em ambiente com terra no quintal, brincavam no chão e em meio aos animais. E não tinha esterilizador. Tudo isso permitia maior exposição aos micro-organismos e o corpo criava mais defesas”, explica Fernandes. Um pouco de vitamina S (de sujeira) não faz mal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost