Essa quarta-feira (4) é o último dia de atendimento para o cadastro biométrico e regularização do título de eleitor no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE). Quem deixou para última hora teve que enfrentar uma fila quilométrica e teve até quem chegasse de madrugada para garantir o atendimento.
Mas o que mais chamou atenção mesmo e causou revolta em alguns foi a falta fila para atendimento pritoritário. Grávidas, idosos e deficientes aguardam durante toda a manhã para serem atendidos debaixo do Sol. Enquanto isso, a fila de atendimento normal dispõe de tendas que os jovens utilizam para fugir da elevada temperatura na capital.
Veja o vídeo:
Na fila das prioridades é possível ver mães em pé amamentando seus filhos recém-nascidos, usando um guarda-sol para se proteger do calor. Segundo informações de populares, não há a mínima estrutura para que as prioridades possam esperar pelo atendimento na parte interna do TRE. “Não há assentos e nem espaço suficiente para acomodá-los, e com isso eles têm que esperar em pé na fila do lado de fora do prédio”, disse um dos eleitores.
De acordo com a assessoria do TRE, não faltou organização por parte do órgão, uma vez que o cadastramento do eleitor está disponível há mais de um ano.
“O TRE se planejou durante todo esse período para atender de uma forma confortável 350 eleitores ao dia, porém muitos deixaram para última hora. Só hoje serão distribuídas cerca de mil e cem senhas, e o TRE infelizmente não tem estrutura interna para acolher esse número de pessoas, por isso abrimos esses atendimentos num período prolongado para atendermos um número ‘x’ por dia”.
O diretor do TRE, Carlos Vinicius, procurou a redação do site para esclarecer que as pessoas com atendimento prioritário não ficaram na fila por muito tempo do lado de fora do prédio para ser atendidas. Ele conta que o que ocorreu é que muitos eleitores chegaram antes do horário de atendimento, mas com o início das atividades o TRE atendeu primeiramente as prioridades.
“Inclusive nós tínhamos cadeiras reservadas no interior do prédio para os atendimentos prioritários, porém é impossível o TRE oferecer um atendimento de qualidade quando mais de mil pessoas procuram ser atendidas no último dia de cadastramento”, completou.