Novo ministro da Cultura quer regionalizar investimentos

Após tomar posse como ministro da Cultura nesta terça-feira (24), o ex-secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, apontou, em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, que pretende dar continuidade às ações de territorialização da cultura, a exemplo do que realizou em comunidades do Rio de Janeiro no âmbito do programa Cultura Viva – projeto que tem como objetivo ampliar o acesso da população à produção cultural em parceria com estados e municípios.

O novo ministro aproveitou a entrevista para elogiar a sensibilidade do presidente interino Michel Temer em recriar o Ministério da Cultura. “O presidente Temer sempre fala, quando você comete um equívoco você não deve insistir no equívoco, você tem que corrigir. De modo que em muito boa hora foi recriado o Ministério da Cultura”, afirmou.

Territorialização

Ao ressaltar a parceria e o diálogo como marcas da sua gestão, Calero disse que a “territorialização e regionalização dos investimentos na cultura são muito importantes para torná-los mais democráticos, mais acessíveis”. “Eu acho que o modelo que tivemos no Rio de Janeiro, de ações locais nos territórios de cultura, são excelentes paradigmas. Eu espero justamente fazer com que essas políticas possam se nacionalizar em parceria com estados e municípios”, salientou o ministro.

Financiamento cultural

Em relação à Lei Rouanet e outros instrumentos de financiamento da Cultura, Calero explicou que atuará de forma “republicana, eficiente e transparente” a fim de aprimorar a gestão desses mecanismos. Segundo o novo ministro, a lei “já é muito antiga, então o momento agora é realmente de poder fazer uma ampla revisão”. Para ele, o momento é de “pegar essas diversas matizes e tratar de harmonizá-las da melhor forma possível, entender os prós e contras, de maneira a aprimorar os mecanismos de financiamento da cultura”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost